Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

Posso fazer exercícios físicos na minha gravidez?

Posso fazer exercícios físicos na minha gravidez?

A gravidez é um período muito especial na vida de toda mulher. E, é claro, de muita atenção também. Algumas atividades rotineiras, que sempre foram realizadas de maneira automática, agora passam a ser vistas com outros olhos.

Arrumar a cama, subir escadas e até mesmo agachar para pegar objetos são algumas ações que já passam a ser realizadas com mais cautela.

No esporte não é diferente. É normal que a mulher grávida se questione se deve ou não manter sua rotina de treinos. Afinal, seu corpo está mudando, não é mesmo?

Antes de tudo, vale ressaltar que é indispensável a realização de uma avaliação médica para iniciar ou continuar a prática de exercícios durante a gravidez, visto que, em alguns casos, ela pode ser contraindicada. Procure um profissional antes de começar a praticar alguma atividade física e mantenha o acompanhamento de perto.

Bom, agora que você já sabe disso, vamos falar sobre os benefícios de treinar durante a gravidez!

Para começar, praticar exercícios físicos na gestação ajuda no controle de alguns desconfortos causados quando se está grávida, como a redução de enjoo, de inchaços e o alívio de dores nas costas e articulações.

Além disso, a prática traz benefícios tanto para a saúde da mãe quanto a do bebê.

O alívio do estresse, a diminuição de risco de depressão pós-parto, a prevenção de diabetes gestacional, a redução do ganho de peso durante a gestação e o bem-estar físico e emocional são alguns benefícios citados por pesquisas sobre o tema.

A prática também impacta positivamente o recém-nascido, diminuindo o risco de parto prematuro e colaborando para a vitalidade e peso do bebê.

Mas fique atenta à intensidade das atividades físicas. Se o esporte não estava na sua rotina, comece com algo bem leve. E se você já era uma praticante, provavelmente precisará ajustar seu treino. Como dito anteriormente, procure um profissional para montar uma rotina de treinos saudável.

Mas que tipo de esporte eu posso praticar?

Existem diversas modalidades esportivas recomendadas.

A caminhada, por exemplo, auxilia no controle da ansiedade. Os exercícios de yoga ajudam no alinhamento entre mente e corpo. Pilates e musculação são outras práticas que podem ser realizadas na gravidez - lembre-se: sempre com o acompanhamento de um profissional de Educação Física e o aval médico!

Já esportes de contato, como luta, boxe e futebol, não são recomendados, assim como exercícios com alto risco de queda.