Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

Pelé Eterno

58: O mundo conhece Pelé

O garoto de 17 anos que já encantava os brasileiros com a camisa do Santos foi convocado para defender seu país no maior torneio de futebol do mundo.

Sem jogar os dois primeiros jogos por conta de uma lesão, Pelé fez sua estreia na terceira partida contra a União Soviética, assumindo a titularidade até o final do torneio.

Foram 6 gols em 4 jogos disputados, com direito a hat-trick contra a França na semifinal e dois gols na grande final - um deles, aquele golaço em que Pelé domina no peito, dá um chapéu no adversário e estufa as redes em um chute de primeira. Um gol antológico!

Pelé foi eleito o melhor jogador jovem do torneio, prêmio que coroou a grande atuação do garoto de apenas 17 anos.

O reinado estava apenas começando.

62: O BI MUNDIAL DA MAJESTADE

Depois de conquistar sua primeira taça, o Brasil foi confiante para o mundial do Chile em busca do bicampeonato. Entretanto, após uma vitória tranquila na primeira partida contra o México, Pelé sentiu uma lesão muscular no empate em 0 a 0 contra a Tchecoslováquia e deu adeus à competição.

Ainda bem que o Brasil sempre contou com diversos craques em sua seleção e Mané Garrincha assumiu a responsabilidade na campanha do bi.

Mesmo não jogando a maior parte do torneio, Pelé participou da conquista e se tornava bicampeão do mundo com apenas 21 anos.

70: A ÚLTIMA DO REI

A despedida do Rei em mundiais não poderia ser em melhor estilo. Titular nos seis jogos da edição, Edson Arantes do Nascimento marcou 4 gols, deu 6 assistências e foi eleito o melhor jogador do torneio.

A Seleção de 70 encantou e conquistou o título com propriedade. O Brasil venceu todos os jogos da competição e amassou a Itália na grande final, em um passeio que terminou em 4 a 1 para a Canarinho.

Foi o último jogo do Rei em copas. Pelé, que se aposentou da Seleção em 1971, é o único jogador que conquistou três vezes o maior torneio de futebol do mundo. Simplesmente uma lenda!

CURIOSIDADES

Uma trajetória digna de um Rei!

O Santos de Pelé

Santos e Pelé: dois nomes que estarão ligados para sempre. O Rei do Futebol surgiu, atingiu o auge e jogou grande parte da carreira no time da baixada santista, uma história linda que começa lá em 1956.

Nesse ano, Pelé estreou em um amistoso contra o Corinthians de Santo André. E é claro que guardou um logo na estreia como profissional, o primeiro dos 1.091 gols (!) com a camisa do Peixe. Desse momento em diante, a história foi escrita...

Logo em 1958, Pelé anotou incríveis 58 gols no Paulista e garantiu o título para o Santos, que voltaria a levantar esse caneco em 1960. E foi exatamente nos anos 60 que o garoto Pelé viraria o Rei do Futebol.

Além dos 8 títulos paulistas na década, em 1961, o Peixe faturou seu primeiro Campeonato Brasileiro em cima do Bahia, com um show de Pelé. Esse foi o primeiro Brasileiro de cinco seguidos, além de mais um em 1968. O Santos simplesmente levou 6 Campeonatos Brasileiros na década de 60. Um absurdo.

E não foi só Campeonato Brasileiro, não, viu? Sob o comando de Pelé, esse histórico Santos desbravou o futebol continental e mundial. Foram duas Libertadores e dois Mundiais seguidos. Em 62, o Peixe bateu o Penãrol e o Benfica de Eusébio. Nos títulos de 63, Boca Juniors e Milan foram as vítimas.

Pelé ficou no Peixe até 1974, mas esse começo da década de 70 não foi tão vitorioso, tendo ganhado mais um Paulistão em 1973. Um verdadeiro ícone, para sempre o maior atleta do mundo e do Santos Futebol Clube.

Cosmos, seu último clube

Como despertar o interesse da população estadunidense pelo futebol? Claro, trazendo o Rei do futebol para o país!

Após recusar diversas propostas para atuar no exterior, Pelé saiu do Santos e foi para o New York Cosmos em 1975 antes de encerrar sua carreira.

Com a camisa do Cosmos, Pelé fez 106 jogos e marcou 64 gols. Mas é claro que o impacto do grande astro do futebol foi muito maior.

A ida do jogador fez a média de público aumentar consideravelmente, contribuindo pela popularização do esporte no país. Os jogos do clube passaram a ser transmitidos nacionalmente. Assistir ao Rei virou um evento nos Estados Unidos.

Em 1977, ano de sua aposentadoria, Pelé conquistou um título nacional, o único vestindo a camisa do Cosmos. Era o adeus da lenda em grande estilo.

1940 - 2022

Pelé eterno

Pra sempre o Rei do Futebol!

Obrigado, Rei!