Surf
O surf é uma paixão brasileira. Essa paixão é facilmente explicada, quando observamos as beleza do litoral brasileiro!
O surf é uma paixão brasileira. Essa paixão é facilmente explicada, quando observamos as belezas das nossas praias. Admirado por todo o mundo, o litoral brasileiro é repleto de belas paisagens inspiradoras para a prática do esporte.
Mas você sabe como surgiu o esporte aqui no país? Historiadores contam que o santista Thomas Rittscher foi o primeiro a surfar no Brasil, entre 1934 e 1936.
Ele construiu sua “tábua-havaiana” e curtiu o esporte sozinho por algum tempo, até começar a gostar de embarcações à vela e trocar de esporte.
Na década de 50, com o aumento do número de voos internacionais para o Brasil, os pilotos estrangeiros oriundos dos EUA trouxeram em suas bagagens algumas pranchas, para que assim pudessem surfar nas praias cariocas.
O primeiro campeonato registrado no Brasil foi em 1965, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, o brasileiro Penho participava pela primeira vez de uma competição internacional no Havaí, o Meeting Internacional Makaha.
Depois de grande crescimento nos anos 70, na década de 80 o surf passou a ser encarado como um esporte sério e profissional, com grande apoio da mídia e população. E atualmente, somos uma das principais potências na modalidade, junto com os Estados Unidos e Austrália.
Com grandes nomes como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo, o Brasil sempre é um dos favoritos nas competições. Tal fato é graças às escolas de surf espalhadas por todo litoral brasileiro, que hoje colhem frutos deste processo. Inclusive, algumas instituições de Ensino Médio já incluem a modalidade nas aulas de educação física, enquanto universidades também introduzem o esporte em sua grade.
Para o surfista iniciante, recomendamos as pranchas maiores que, mesmo sendo difíceis de carregar, garantem mais estabilidade para pegar as primeiras ondas. Roupas especiais que garantem proteção UV e proporcionam mobilidade também são fundamentais.
Treine e divirta-se. Depois de pegar o jeito, é impossível largar o esporte.
Veja mais sobre outras modalidades.