Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

LP - Desk

AS TECNOLOGIAS POR TRÁS DOS TÊNIS DE CORRIDA

Para quem corre, o tênis é um item indispensável para a prática da modalidade, não é mesmo?

Até pouco tempo atrás, as entressolas dos tênis de corrida (aquela parte que fica entre a sola e a palmilha) eram constituídas apenas por uma espuma macia feita a partir de composições químicas e peças plásticas. Mas é claro que você, como um bom corredor, procura sempre melhorar seu desempenho, certo?

Foi pensando nisso que algumas marcas passaram a estudar novas tecnologias de placas para entressolas que pudessem melhorar o retorno de energia dos calçados, a fim de gerar impacto direto no desempenho dos atletas de corrida.

A Nike foi a marca pioneira nestes estudos, lançando seu primeiro modelo exclusivo para atletas, o Vaporfly Elite, em 2017.

No mesmo ano, a marca lançou o modelo Zoom Vaporfly 4% que prometia uma melhora de 4% no desempenho e uma economia de energia de 3% para o corredor. Incrível, né? Os pesquisadores explicaram que a placa receberia o impacto da passada e o devolveria como forma de energia, propiciando esses benefícios aos atletas.

Mas foi só em 2019 que a Nike ganhou destaque com a nova tecnologia. Ao realizar um evento em Viena, na Áustria, com a presença do multicampeão Eliud Kipchoge, que vestia um modelo exclusivamente desenvolvido para ele, a marca finalmente atingiu sua meta: ter um atleta terminando uma maratona em menos de duas horas.

Embora o evento não tenha sido oficial e, portanto, sem homologação, o incrível tempo de 1h59m40s ficou marcado para a história!

Desde então, o mundo do atletismo acompanhou diversas quebras de recordes e uma “corrida tecnológica” entre as marcas. Hoje em dia, praticamente todas possuem calçados com tecnologias próprias.

A adidas, por exemplo, possui um sistema de tiras de placas de carbono chamado energy rods. A ASICS recentemente lançou o modelo Metaspeed Edge, com uma placa inteira na entressola do calçado. Diferente das outras marcas, a Fila apostou na placa de nylon para o seu primeiro lançamento, o Fila Racer Silva.

CALÇADOS COM TECNOLOGIAS DE PLACAS

Olympikus Corre Grafeno

Fila Racer Silva

Fila Racer Carbon

Tecnologia 100% brasileira, o Olympikus Corre Grafeno possui uma placa de grafeno em toda extensão da entressola, um material leve e responsivo, junto com uma espuma em EVA macia e responsiva.

Tecnologia Speed Tech com placa de nylon aplicada em toda e extensão do solado. Além disso, possui a tecnologia energized, uma espuma utilizada pela marca em toda entressola.

Tecnologia Speed Tech Carbon, a evolução da placa Speed Tech, é uma placa de carbono mais rígida em toda a extensão do solado, promovendo melhor restituição de energia. Também possui espuma EVA com menor densidade em toda entressola.

Ah! Vale dizer que, mesmo com diferentes tecnologias, todos esses calçados possuem sempre o mesmo objetivo: melhorar o retorno de energia.

Se você é um corredor disciplinado e bem treinado, esses calçados poderão te ajudar a melhorar muito o seu desempenho nas corridas, porém, prepare o bolso, esses modelos são bem caros, podendo custar cerca de 2 mil reais. Mas vale o investimento, né?