Câncer de mama: Prevenir é o melhor remédio
Quando falamos sobre câncer de mama, muitas mulheres ficam desconfortáveis, mudam de assunto e escolhem falar sobre “coisas boas”. Porém, conversar sobre esta doença, estudar e entender suas causas e efeitos irão te ajudar a fazer uma eficiente prevenção primária. Por este motivo, todas as campanhas de conscientização existentes no Outubro Rosa são válidas.
Foto: Elas Movem Elas | Nossa Arena | @pri_fiotti
Além do fundamental autoexame – tocar os seios em movimentos circulares para sentir se há algum nódulo -, a prevenção primária consiste em controlar os fatores de risco conhecidos e ter hábitos saudáveis. Nutrição equilibrada, baseada em comida de verdade, e praticar atividades físicas de forma regular ajudam na prevenção.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o comportamento sedentário e a obesidade são fatores de risco para esta doença, pois estão relacionados a “mediadores inflamatórios e anormalidades metabólicas”. Manter uma dieta equilibrada, evitar ou diminuir bebidas alcoólicas, assim como excesso de açúcar e adoçantes, também ajudam a ter uma alimentação mais saudável.
Foto: Elas Movem Elas | Centauro Avenida Paulista | @pri_fiotti
A prática de exercícios tem outros papéis na prevenção ao câncer de mama. Segundo o INCA, muitos estudos apontam que a atividade física reduz a gordura corporal, em particular a gordura visceral, assim como melhora a sensibilidade à insulina e reduz os níveis da mesma em jejum.
Muito além dos benefícios metabólicos, fazer esporte é fundamental para ter boa saúde mental. E não existe melhor maneira para prevenir doenças do que informação somada a cuidados com o corpo e a mente. Previna-se. Cuide-se!