Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

Por que essa será a maior copa feminina de todos os tempos?

Por que essa será a maior copa feminina de todos os tempos?

Camisa da sorte e tinta verde e amarela em mãos, porque já vai começar o maior torneio de futebol feminino do mundo!

Neste dia 20 de julho, a bola vai rolar para a primeira partida da competição entre Nova Zelândia e Noruega, válida pelo Grupo A.

As meninas do Brasil só entram em campo no dia 24, diante do Panamá, mas vale a pena acompanhar todos os jogaços desta edição que promete ser a maior de todos os tempos!

Novo formato

Teremos 32 seleções pela primeira vez na história do torneio! Em 2019, na França, apenas 24 países disputaram a competição em busca da taça. Com mais oito seleções neste ano, teremos mais dois grupos na primeira fase - classificando-se para o mata-mata os dois melhores de cada.

Quer conhecer todos os grupos? Clique aqui e confira tudo sobre o torneio.

Grandes craques

As melhores jogadoras do mundo em um só lugar. Listamos algumas craques que merecem uma atenção especial nessa edição:

Ada Hegerberg
A primeira mulher a ganhar uma Bola de Ouro entrará em campo defendendo a camisa da Noruega. A atacante volta à seleção depois de cinco anos de ausência: a jogadora se recusou a entrar em campo em protesto contra a federação local, inclusive ficando de fora da última edição do torneio.

Alex Morgan
Artilheira em 2019, a atacante é um dos destaques da seleção estadunidense. No ano passado, Alex Morgan marcou 20 gols em 25 jogos pelo seu clube. Megan Rapinoe, sua companheira de ataque, também brilhou em 2019 e anunciou que vai se aposentar no fim de 2023, fazendo sua última participação e querendo o título para encerrar sua carreira com chave de ouro!

Alexia Putellas
A melhor jogadora do mundo na atualidade está na lista da Espanha e quer conquistar seu primeiro título relevante pela seleção. Multicampeã pelo Barça, Putellas se frustrou com lesões na temporada passada e quer virar a página conquistando o torneio.

Sam Kerr
A australiana que está constantemente na lista das 10 melhores jogadoras do mundo quer fazer bonito em casa! A atacante foi artilheira do campeonato inglês nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022 e fechou a temporada passada com 30 gols e sete assistências. Olho nela!

Marta
Não tem como falar deste torneio sem mencionar nossa Rainha do futebol. Aliás, ninguém marcou tantas vezes na competição como ela - são 17 gols, tornando-a a maior artilheira considerando tanto a modalidade masculina quanto feminina. Marta vai para seu último mundial e quer trazer o título inédito para o Brasil!

A maior premiação

Todas querem a taça do maior torneio de futebol feminino do mundo, mas além do troféu, é sempre bom lembrar que a grande seleção vencedora também leva uma boa quantia financeira como premiação.

Nesta edição, o prêmio será de US$ 150 milhões, cerca de R$ 792 milhões! Esse valor representa um aumento de 300% em comparação a edição de 2019, sediada na França, e 10 vezes mais do que em 2015. O presidente da FIFA informou que o próximo passo é garantir a igualdade nos pagamentos das próximas edições masculinas e femininas.

Mulheres no comando

Em 2019, nove das 24 seleções foram comandadas por treinadoras. O Brasil, inclusive, ainda não contava com Pia, nossa atual técnica.

Apesar do número inferior, a grande final entre Estados Unidos e Países Baixos da última edição contou com duas mulheres comandando as equipes: Jill Ellis, que venceu o torneio com os Estados Unidos, e Sarina Wiegman, vice-campeã com os Países Baixos e que comandará as inglesas neste ano.

Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Canadá, Irlanda, Costa Rica, China, Inglaterra, Brasil, Itália, África do Sul e Alemanha são as 12 seleções treinadas por mulheres nesta edição. Vamos torcer para que Pia Sundhage se junte ao grupo de mulheres campeãs do mundo como treinadoras!

Mulheres na arbitragem

Em janeiro, foram confirmados os nomes das 33 árbitras e 55 auxiliares que vão ter a honra de apitar no torneio. Todas são mulheres e três delas são brasileiras!

E pela primeira vez na história, teremos árbitras de vídeo mulheres. No VAR, foram escaladas 19 pessoas - 13 homens e seis mulheres. Também teremos uma representante brasileira na equipe do VAR.

Ficou animada?

Porque já estamos entusiasmadas por aqui!

O torneio começa agora, no dia 20 de julho, e vai até o dia 20 de agosto. Um mês repleto de emoção!

Vamos torcer pelas meninas em campo e pelo título inédito da seleção brasileira. Vai, Brasil!