
Dicas para manter sua motivação no treino
No início da construção de novos hábitos, a motivação tem papel muito importante para realização das atividades. Com o tempo, a importância da motivação vai diminuindo e o papel cada vez mais importante passa a ser da disciplina.
Não existe um prazo ideal para essa transição acontecer, por isso, é fundamental pensarmos em estratégias para quando começar.
Existem tipos variados de motivações, mas que podemos dividir em dois grandes grupos: a motivação intrínseca e a extrínseca. A intrínseca é a que vem de dentro e cada um tem a sua estratégia para atendê-la. Já a extrínseca são os estímulos e inspirações externas, ou seja, aquele amigo que vive te puxando pra academia, um conteúdo inspirador que você viu no @centauroesporte, e por aí vai.
Como somos seres diferentes, com objetivos, históricos e personalidades distintas, não há manual com dicas que funcionarão para todos (e quanto antes tivermos esse entendimento, menor as frustrações e maior o autoconhecimento). O que vale é vivenciar e buscar diferentes formas de nos mantermos motivados e entender o que funciona ou não para a nossa vida e, assim, construirmos nosso próprio conjunto de estratégias para sermos mais disciplinados.
E na prática, como isso funcionaria? Veja algumas possibilidades:
Fracionamento da tarefa:
Não pensar na tarefa total a ser realizada, ir fracionando e cumprindo etapa por etapa. Por exemplo, para realizar um treino na academia que dura cerca de 45 minutos, existem etapas a serem realizadas antes de finalizar o treino. Colocar como meta ir cumprindo etapa a etapa faz mais sentido em dias em que a motivação está em baixa, do que já colocar como meta terminar o treino todo. O passo a passo seria mais ou menos assim: trocar de roupa para treinar, depois me deslocar para a academia, completar o aquecimento, completar o primeiro exercício, o segundo… e assim por diante.
Antes feito do que perfeito:
Mapear metas para dias "ideais" e traçar o que é o mínimo aceitável. Quando flexibilizamos as metas diárias fica mais simples de ser algo realizável, isso porque nossa energia e motivação são flutuantes ao longo dos dias. Não sermos tão rígidos quanto a isso nos permite entender que nosso 100% é variável, e por isso tem dias que vamos nos dar por satisfeitos de ter realizado o mínimo e que isso não será um problema.
Mas, é claro, vamos nos atentar a frequência que isso ocorre. Se durante um mês em que nenhum imprevisto tenha acontecido, a gente só realizou o mínimo, vale reorganizar as metas.
Registro de tarefas:
Por muitas vezes subestimamos ou superestimamos as tarefas realizadas. Ao deixar para nossa memória recordar exatamente o que fizemos, deixamos nosso progresso em um plano mais abstrato, difícil de mensurar e recordar. Por isso, usar alguma forma de registro do que foi feito pode ajudar.
Por exemplo, ter um diário de tarefas e colocar o que foi realizado. Pode usar para treinos (colocando intensidade e duração), hidratação ou sono (qualidade e quantidade). Esses registros nos ajudam tanto a motivar quanto a mapear nossas facilidade e dificuldades para então traçar metas mais realistas.
Os relógios esportivos podem te ajudar a mapear essas variáveis de sono e treino. Confira os modelos que temos no nosso site/app!
Usando as redes sociais a nosso favor:
Identificar como é nossa rotina, nossas vontades e objetivos, faz com que busquemos pessoas ou perfis parecidos conosco para "seguir" nas redes sociais. Acompanhar pessoas com rotinas e estilo de vida muito diferente do nosso pode até surtir um efeito contrário e afetar negativamente nossa motivação por dar a impressão de que seu progresso é mais lento, entre outro motivos e comparações.
Em resumo, precisamos nos conhecer e nos respeitar cada vez mais. Com isso, fica mais fácil entender o momento que estamos vivendo e traçar metas realistas a serem cumpridas. Esse é um caminho em direção à manutenção da motivação e construção da disciplina para incluir e/ou manter hábitos saudáveis na rotina.