
Estou começando na academia: o que preciso saber?
Existem inúmeros tipos de exercícios físicos e locais para praticarmos, mas é muito comum optarmos por academias.
São fáceis de encontrar, com diversos preços, tamanhos e horários de funcionamento. Mas em meio a tantas opções, algumas pessoas sentem dificuldade em fazer a escolha.
A verdade é que não existe uma receita de bolo, que com certeza servirá para todos, mas temos algumas dicas para te ajudar.
A primeira coisa é entender qual a sua expectativa. Vale se perguntar algumas coisas:
• Estou buscando somente musculação ou também pelas aulas de modalidades coletivas (dança, spinning, yoga, funcional)?
• O quanto ter muitos equipamentos novos é importante pra mim?
• A parte social é importante? Se sim, preciso entender qual é a característica das pessoas que frequentam o espaço no mesmo período que eu pretendo frequentar.
• Como é a abordagem dos professores? Sabemos que as pessoas têm perfis diferentes, e têm locais que focam mais na parte social/afetiva e outros que focam mais em performance.
Quando sabemos o que queremos, fica mais fácil identificar o espaço que mais agrada. É primordial que você se sinta seguro e acolhido. Isso afetará nossa motivação e disciplina para dar check nos treinos.
Porém, após escolher a academia surgem outras dúvidas e estamos aqui para saná-las também.
Preciso de personal trainer? Não necessariamente!
Com acompanhamento personalizado, a tendência é que vejamos resultados mais rapidamente. Isso acontece por aspectos comportamentais, o compromisso sendo mantido com uma segunda pessoa, incentivo e motivação externa. Além, é claro, de ter um profissional organizando e ajustando o treino. Porém, a presença do personal não deve ser limitadora para a prática. Normalmente, as academias disponibilizam instrutores que podem e vão tirar suas dúvidas com a montagem do treino e os exercícios.
Posso ir na academia todos os dias? Depende!
Depende do nível de condicionamento físico atual, da atividade que irá realizar e também da intensidade desses exercícios. O nosso corpo precisa de descanso, então não é recomendado realizar o mesmo exercício, na mesma intensidade, em dias seguidos. Mas se houver variação de estímulos e o repouso adequado para recuperação entre os estímulos, não há problema em ir todos os dias.
Qual idade pode frequentar? Todas, mas com cada faixa etária temos cuidados diferentes a serem tomados!
Quanto mais novo, maior a necessidade de acompanhamento e controle de cargas, evitando assim uma intensidade inadequada. (Alguns estabelecimentos têm regras relacionadas a idade mínima, mas fisiologicamente não é um problema, desde que com acompanhamento).
Com o avanço da idade, existem alguns fatores de risco que necessitam de avaliação prévia para depois liberação para uso da academia. Alguns desses fatores são problemas cardíacos, fatores hereditários. Mas após avaliação médica, não há problemas.
O que levar? Se liga nesse checklist!
Aqui vão alguns itens que são essenciais para o seu treino na academia:
No nosso site ou app você encontra tudo isso e muito mais! Bora garantir seu Kit Ratinho de academia?
Resultados com a academia, quando vão aparecer?
Existem inúmeros benefícios relacionados ao exercício físico, seja ele praticado na academia ou não. Os primeiros que são notados, estão relacionados a disposição e melhora do sono. Com o passar das semanas, já conseguimos perceber uma melhora no condicionamento físico cardiovascular. Com cerca de 6 a 8 semanas, conseguimos notar um aumento significativo da força (percebemos que já conseguimos aumentar o peso dos exercícios que fazemos e/ou aumentar séries/repetições). Após esse tempo, varia muito conforme o tipo de treino que é realizado que é atrelado ao objetivo traçado.
Também podemos esperar uma melhora na composição corporal, redução dos níveis de stress com melhora da saúde mental como um todo e ganhos estéticos também.
Mas atenção! É sempre importante ter uma adequação do treino e manter a constância na prática. Não é ideal mudar de estímulo todos os dias, mas também permanecer com o mesmo tipo de estímulo por muito tempo não promove o resultado de maneira tão eficiente. O ideal é que tenha auxílio de um profissional de educação física (personal ou instrutor) que te auxilie nesse processo, seja ele estando presente em toda sessão de treino com você ou até mesmo periodicamente para auxiliar em momentos de transição.
Dúvidas esclarecidas? Então, bora treinar!