Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

Maratona em homenagem à vida!

Maratona em homenagem à vida!

O esporte está recheado de histórias de superação e a jornada de Flávia Palheiros, a Vinha, é um verdadeiro exemplo disso. Por trás da rotina complexa em que equilibra os papéis de mãe (3 filhos, e diz ela que queria 5), esposa, empresária, influenciadora e corredora, há também uma história de coragem, determinação, amor próprio e feitos que inspiram.

A carioca veio para São Paulo na cara e na coragem, se afastando de alguns fantasmas do passado e tendo um recomeço ao lado de Eduardo, seu marido excepcional. Formada em fisioterapia, teve a primeira filha em 2006. Decidiu abrir mão da atuação profissional para se dedicar integralmente à maternidade e, com isso, saúde e vaidade foram colocadas em segundo plano. Chegou a ficar obesa e sedentária, enfrentou depressão e solidão, até que conheceu a corrida.

Deu seus primeiros passos no Parque Severo Gomes, em São Paulo (guarde esta localidade), com o tênis e roupa que tinha. Aos trancos e barrancos foi tomando gosto pela prática, se motivando, recebendo elogios dos médicos que a acompanhavam, até que em 2014 resolveu fazer sua primeira grande prova, os 21K da Maratona do Rio. De lá pra cá, um sonho surgiu: correr a maratona de Nova York;

Foram muitas corridas importantes no processo: Buenos Aires, Rio de Janeiro, Maratona virtual de NY (durante a pandemia) e agora em 2023, precisamente no dia 24 de setembro, correu a prova mais desafiadora e gratificante da vida: a sua própria Maratona! Isso mesmo, ela correu 42,195km em São Paulo, por conta própria, no percurso que montou com ajuda dos treinadores, com auxílio de família e amigos que a corrida lhe proporcionou.

A motivação para correr a maratona

“A motivação veio da pura emoção. A maratona é um turbilhão de sentimentos. Cada vez que a pele se arrepia na largada, sei que estou prestes a embarcar em uma jornada emocionante.”

Este ano, o destino conspirou contra o sonho de correr em Nova York. No entanto, em vez de permitir que a desmotivação tomasse conta, Vinha decidiu procurar uma maneira de manter a chama viva. Há cerca de quatro meses, durante um treino, seu treinador deu início ao ciclo de treinamento para as maratonas de Berlim e Buenos Aires e muitos dos companheiros de assessoria planejavam participar. Foi nesse momento que ela enxergou uma oportunidade brilhante:

“Decidi realizar minha própria maratona aqui, em São Paulo, para encerrar esse ciclo que começamos juntos, de uma maneira especial e única. Optei por correr no mesmo dia em que meus amigos enfrentariam as ruas de Berlim e Buenos Aires, para me sentir conectada a eles, mesmo à distância.”

O processo para correr a sua maratona

Foram 4 meses de treinos, acompanhamento de profissionais queridos (nutri, fisio e treinadores), além do apoio da família e amigos. Produtos especializados em corrida não podiam faltar: a Vinha usou Gel-Kayano 30, Novablast 3, Deviate NITRO 2 e outros super tênis em sua trajetória. Para coroar sua jornada, chega o dia que registrou as maiores temperaturas de São Paulo em 2023, também conhecido como dia da Maratona da Vinha.

A largada foi dada às 5h da manhã, sabe onde? No Parque Severo Gomes, o mesmo lugar onde, há uma década, deu seus primeiros passos no esporte, e quando mal conseguia correr 200 metros.

Ela dedicou 10km para cada filho, 10 para seu marido excepcional e os demais 2,195km aos que a acompanharam nessa aventura.

Os demais participantes a acompanharam correndo, outros de bicicleta, teve gente que foi até de carro. Nos últimos 2km, todos se juntaram, correndo lado a lado. A chegada foi emocionante e, naquele momento, Vinha teve certeza de que:

“Coisas incríveis acontecem quando a gente corre!”

Às 9h28, após quase 4h30 de prova, depois de 5 géis de carboidrato da Z2, 4 cápsulas de sal, muuuita água, 4 parques de São Paulo, últimos quilômetros com câimbras e muito calor, o pódio foi alcançado. Comoção, alegria, gratidão e o sentimento de superação tomaram conta.

Próximos desafios pós maratona

“Essa jornada me ensinou que o verdadeiro valor da corrida está no processo, não apenas na linha de chegada. É durante o ciclo de treinamento que aprendemos, estreitamos laços de amizade e nos superamos.

Descobri que, ao mostrar que posso correr uma maratona, posso inspirar outras pessoas a se cuidarem e se desafiarem também. Sou uma atleta amadora, mãe de três filhos e dona de casa, se eu posso realizar meus sonhos, todas podem!”

Aqui na Centauro, enxergamos o esporte como uma ferramenta poderosa para transformação e descoberta. Portanto, vista sua camiseta e bermuda, calce seu tênis (o que você tiver), a meia colorida de corrida que você mais gostar e junte-se a nós nessa jornada emocionante em direção a uma vida mais saudável e realizadora!

Quer um incentivo? A Vinha trouxe o cupom DESCANSAR10 pra você aproveitar, é só clicar no botão abaixo: