Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

BIOMECÂNICA X INCIDÊNCIAS DE LESÕES

BIOMECÂNICA X INCIDÊNCIAS DE LESÕES

VOCÊ SABE O QUE É BIOMECÂNICA DA CORRIDA?

A biomecânica estuda o movimento humano, mais precisamente a mecânica do movimento. Na corrida, ela representa a análise do padrão de movimento, ou seja, observa as estruturas e funções corporais que envolvem o esporte e o impacto sobre elas. Essa análise é importante, porque o impacto pode prejudicar o desempenho, aumentar a sobrecarga e causar lesões.

A biomecânica da corrida tem como objetivo melhorar a eficiência do padrão de movimento para otimizar o desempenho da corrida e prevenir essas lesões.

OS MOVIMENTOS OU ESTRUTURAS ANALISADAS DURANTE A AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA PARA CORRIDA SÃO:

• Tipos de pisada;
• Desvios em joelhos;
• Amnésia glútea;
• Encurtamento do sóleo e flexores do joelho;
• Síndrome do piriforme;
• Deficiência de força em transverso e estabilizadores da coluna.

A partir da avaliação, é possível identificar os padrões de movimentos ineficientes ou prejudiciais, determinar quais técnicas e movimentos precisam ser corrigidos e implementar exercícios específicos. A ideia é correr com menos esforço e mais eficiência, tanto corredores iniciantes como experientes.

EXISTE POSTURA IDEAL PARA CORRER?

Cada pessoa tem um movimento e uma postura individual. Porém, quando há relato de dor, desconforto, problemas no desempenho e lesões, algumas mudanças na técnica e no padrão de movimento podem ser ajustadas. De acordo com estudos, existe uma postura ideal para melhor desempenho durante a corrida. Veja abaixo algumas orientações sobre as posições do corpo:

QUAIS CUIDADOS OS ATLETAS DEVEM TOMAR?

Como citado, a biomecânica também tem relação com sobrecarga sobre as estruturas corporais. Abaixo estão algumas variáveis que influenciam na sobrecarga biomecânica na corrida.

Volume:
Sempre aumentar a quilometragem progressivamente com orientação de um profissional;

Intensidade:
Começar devagar e depois aumentar a velocidade para não sobrecarregar as articulações e musculaturas;

Frequência:
Cuidado com a frequência de treinos. Se for iniciante, é importante descansar entre os treinos; se for experiente, pode correr dias seguidos, dependendo da fase do treinamento, da intensidade e do volume dos treinos;

Preparação Física:
É importante fazer treinos de força para fortalecer a musculatura e ajudar a controlar o impacto nas estruturas corporais, evitando dor muscular e lesões;

Calçado:
O tênis ajuda na absorção do impacto. Nem sempre o tênis mais caro é melhor, então não use o preço como base.

Se você é iniciante, um tênis com mais amortecimento pode ser uma opção melhor por conta do seu corpo ainda não estar preparado para o impacto. Se for atleta, pode usar um tênis mais minimalista, com menos amortecimento (tem post sobre isso aqui no blog). Mas isso não é regra, o importante é você testar o tênis, experimentar, andar e ver se fica confortável no seu pé.

Falando em calçado, se liga nessa mega seleção de tênis que fizemos especialmente para você!

Aquecimento:

É a fase inicial do treinamento para preparar o corpo para o exercício. Ajuda a controlar a temperatura corporal.

Aquecimento não é alongamento, mas o alongamento pode fazer parte do aquecimento. Cuidado para não alongar muito forte antes de correr, para não fadigar e prejudicar sua musculatura antes da corrida.

O ideal é iniciar com uma intensidade mais leve, como uma caminhada, depois começar a trotar e, posteriormente, começar a correr, aumentando a velocidade progressivamente. Alongar pós treino ajuda a relaxar o corpo e diminuir as tensões causadas, mas não evita dor tardia.

A biomecânica na corrida é um estudo que pode te ajudar a melhorar sua performance e prevenir lesões. A partir de uma avaliação, é possível identificar os padrões de movimentos ineficientes e orientar ajustes nas técnicas para otimizar seus movimentos através de exercícios específicos.