Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

Correndo para a autoestima

Correndo para a autoestima

Quem nunca ouviu falar dos incríveis benefícios da corrida? Ela não só aprimora a saúde física, mas também tem um impacto profundamente positivo na saúde mental. Especialmente para as mulheres, a corrida de rua se revela uma poderosa ferramenta para aumentar a autoestima e a confiança.

Hoje vamos explorar como a corrida pode ser um passo fundamental na busca pela autoestima, com respaldo científico e com dicas que auxiliam a proporcionar essa transformação.

A autoestima e a corrida

Autoestima é muito mais do que simplesmente estar feliz e confiante. A autoestima é um componente essencial da saúde mental e do bem-estar de uma pessoa. Ela é a avaliação subjetiva que fazemos de nós mesmos, influenciando nossa capacidade de enfrentar desafios, lidar com o estresse e manter relacionamentos saudáveis.

Infelizmente, muitas pessoas (especialmente mulheres) sofrem com uma autoestima prejudicada devido a uma variedade de fatores, como pressões sociais, padrões de beleza irreais e experiências pessoais negativas.

Felizmente, a ciência nos mostra que a corrida de rua pode ser um caminho eficaz para elevar a autoestima, proporcionando um senso de realização, controle sobre o próprio corpo e a oportunidade de superar desafios.

Para trazermos mais clareza de como a corrida pode te ajudar, listamos 5 benefícios pouco falados que a corrida pode gerar.

5 benefícios pouco falados que a corrida pode gerar

1. Aumento da autoestima
Começando pelo começo, precisamos reforçar justamente a melhoria na autoestima, que já é mostrada em pesquisas há mais de 30 anos. Correr regularmente oferece uma série de oportunidades para as mulheres experimentarem uma sensação de realização; cada pequena conquista na corrida, por menor que seja, contribui para um aumento da autoestima, mostrando que elas são capazes de se organizar, colocar em prática e atingir seus objetivos.

2. Melhores hábitos alimentares
Mesmo que a corrida não seja diretamente relacionada à alimentação, o fato de manter uma rotina de treinos regrada, com horários e práticas semelhantes ao longo da semana, faz com que os hábitos alimentares também melhorem. A combinação desses hábitos angulares (comportamentos que influenciam em outros correlatos) intensifica ainda mais a sensação de autoestima e realização.

3. Controle sobre o corpo
A corrida permite que as mulheres desenvolvam um maior senso de controle sobre seus corpos, seja esse sentimento algo biológico pelo fato de poder gerar mudanças estéticas, seja por um aumento de confiança advindo da percepção de conseguir realizar o que foi colocado inicialmente como objetivo. Esse sentimento de poder sobre seu corpo pode ter um impacto poderoso na autoestima.

4. Liberação de endorfinas e redução do estresse
Trazendo uma ótica mais biológica, a corrida é uma atividade física que promove a liberação de diversas substâncias. Dentre elas, a endorfina, o chamado hormônio do bem-estar. Isso não apenas melhora o humor, mas também reduz o estresse e a ansiedade. Para muitas mulheres, essa redução do estresse é fundamental para melhorar a autoestima, já que o estresse crônico pode minar a confiança.

5. Comunidade e apoio social
Saindo de vez do âmbito biológico, podemos ver que a corrida afeta positivamente também no quesito social. Este esporte frequentemente envolve a participação em grupos ou equipes, o que cria um senso de comunidade e apoio. Ter um grupo de pessoas com interesses semelhantes ao seu pode ajudar a combater a solidão e criar um ambiente onde a autoestima pode prosperar. O apoio de colegas corredores pode ser fundamental para incentivar as mulheres a superar desafios e persistir.

E se você quer um bônus, lá vai: na maioria dos casos, os efeitos da prática de corrida são intensificados quando praticados junto a outros exercícios. Podemos citar: fortalecimento, dança, natação, dentre diversos outros possíveis. Vamos trazer algumas dicas sobre como colocá-los no seu dia a dia, mas se você quiser conferir alguns produtinhos antes para deixar sua prática mais confortável e prazerosa, aproveite esta lista que preparamos para você:

Como colocar estes benefícios em prática?

Pode ser mais difícil para algumas pessoas do que para outras manter o hábito de correr. A única forma de descobrir o que vai te impulsionar na corrida é experimentando diferentes possibilidades!

Pensando nisso, trouxemos ideias para você que está considerando começar a correr para impulsionar sua autoestima:

• Defina metas realistas: comece com metas pequenas e alcançáveis, como correr por 5 minutos sem parar;

• Encontre um grupo ou equipe: correr com outras pessoas pode fornecer um valioso senso de comunidade e apoio.

• Tenha uma programação de treinos: acompanhar seu progresso pode ser uma fonte constante de motivação e autoestima;

• Todos têm seu próprio ritmo: não compare seu progresso ao de outras pessoas;

• Celebre suas conquistas: O reforço positivo é fundamental para a criação e manutenção de hábitos, então deve estar presente no seu planejamento de corridas.

Bora colocar as dicas em prática e buscar melhorias na sua autoestima por meio da prática de corrida? Se quiser começar a praticar com ainda mais conforto e estilo, preparamos uma lista de produtos exclusivos para mulheres que querem começar a correr e se apaixonar pela modalidade!