Dia Internacional da Mulher:
Mulheres que inspiram
O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 08 de março para homenagear a luta feminina por direitos iguais. Mais do que uma comemoração, a data é um momento de reflexão para repensar atitudes e trabalhar em prol de uma sociedade mais igualitária.
O esporte é um espelho da sociedade e, nas últimas décadas, diversas mulheres conseguiram alcançar feitos extraordinários em diversas modalidades. Já parou para pensar que essas conquistas são um resultado da luta feminina?
Vem com a gente e conheça mais sobre os feitos históricos de mulheres brasileiras no esporte!
Marta da Silva
Eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta foi a primeira atleta a alcançar tal feito na modalidade, tanto no feminino quanto no masculino.
E a jogadora acumula mais recordes vestindo a Amarelinha: Marta marcou 116 gols pela seleção, tornando-se a maior artilheira entre homens e mulheres. Além disso, a Rainha balançou as redes 17 vezes em Copas, o que a torna a maior artilheira de todos os tempos na competição - mais uma vez, considerando tanto futebol feminino quanto masculino.
Rayssa Leal
Em 2021, o mundo conheceu a nova sensação do esporte: Rayssa Leal, a skatista que, com apenas 13 anos de idade, voltou de Tóquio com uma medalha de prata no peito. Simplesmente a brasileira mais jovem a alcançar tal feito!
E não para por aí. Em 2023, agora com 15 anos, Rayssa conquistou o título do Mundial de Skate Street e mostrou que ainda vai escrever muitos capítulos na história do esporte.
Rebeca Andrade
A ginasta mais completa do mundo é brasileira e tem nome e sobrenome: Rebeca Andrade, que encantou a todos com sua apresentação ao som de Baile de Favela.
Em Tóquio-2020, Rebeca conquistou duas medalhas, uma de prata e outra de ouro, a primeira da história da ginástica feminina brasileira. Em 2022, Rebeca ganhou ouro no individual geral do Mundial de Ginástica e mais uma vez marcou seu nome no esporte, sendo a primeira brasileira campeã da prova mais tradicional da modalidade.
Ana Marcela
Sete vezes eleita a melhor nadadora do mundo, Ana é campeã das principais competições e ainda tem muita história para trilhar - ou melhor, nadar.
Para se ter uma noção da regularidade de Ana Marcela, a nadadora disputou 11 provas em 2022 e ficou no pódio em todas as oportunidades. Dentre elas, conquistou o hexacampeonato do Circuito Mundial de maratonas aquáticas.
Grande nome da natação e referência para diversas atletas que buscam fazer história no esporte.
Grandes esportistas, né?
Isso que estamos falando apenas de atletas brasileiras!
Que as mulheres sigam fazendo história, seja dentro e fora do esporte.