Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

O Futebol feminino está onde sempre deveria estar! Visibilidade e curiosidades do maior torneio de Futebol Feminino de 2023

O Futebol feminino está onde sempre deveria estar! Visibilidade e curiosidades do maior torneio de Futebol Feminino de 2023

A 9ª edição do maior campeonato de futebol do mundo feminino está cheio de vitórias e não é só dentro dos campos.

Mesmo que não tenhamos conseguido a nossa sonhada estrela, é hora de entender o impacto desse torneio feminino mundial. Como disse nossa Rainha Marta:

“A gente tá vendo aqui seleções que vinham para Copa do Mundo e tomavam de 7,8,10 e tá jogando de igual para igual. Isso mostra que o futebol feminino vem crescendo. Isso mostra que o futebol feminino é um produto que dá lucro. Que dá prazer de assistir. Então apoiem, continuem apoiando”

Créditos: Thais Magalhães/CBF

E como a gente sabe ouvir a Rainha, vem entender melhor o motivo desta edição ter sido o palco para muitos feitos inéditos e também curiosidades desse evento magnífico de ser assistido:

Primeira vez por aqui?
8 Seleções foram estreantes no torneio

Panamá, Haiti, Filipinas, Vietnã, Portugal, Irlanda, Zâmbia e Marrocos estavam presentes no campeonato e deram o sangue para conseguir avançar na competição.

Destaques foram Marrocos e Portugal. A seleção do continente africano foi a única, entre as estreantes, que chegou até as oitavas. Já Portugal bateu na trave, literalmente, com o chute da Ana Capeta nos acréscimos, porém finalizou o jogo com 0x0 contra a seleção dos EUA - que carregam o título de tetracampeãs.

Pode entrar!
Nigéria, África do Sul e Marrocos estreiam nas oitavas de final

O apito que finaliza o jogo ainda não soou? Então, dá para fazer gol. Parece que foi isso que as jogadoras da África do Sul pensaram ao virar o placar contra a Itália aos 47 minutos do segundo tempo e garantir a vaga inédita para as oitavas.

Já as nigerianas só aceitavam gols se elas também fizessem, com uma trajetória de dois 0X0 na fase de grupo e um jogo ganho garantiram sua vaga para fazer história na edição.

Marrocos começou perdendo para a Alemanha na fase de grupos, mas não se deixou abater e conseguiu chegar às oitavas com seus 6 pontos.

Audiência histórica? Temos!

Créditos: Divulgação FIFA

Com crescimento de 29% em comparação a última edição, os estádios receberam cerca de 1,2 milhão de torcedores - ainda na fase de grupos. A meta da FIFA era de 1,3 milhão de ingressos para mais de 1,7 milhão vendidos. 

Não para por aí: o primeiro jogo da Nova Zelândia bateu recorde do futebol feminino e masculino no país, com mais de 42 mil pessoas no estádio. Já quando falamos de acompanhar de forma remota, a FIFA divulgou que cerca de ⅓ do país estava assistindo. A co-anfitriã Austrália não ficou para trás e registrou um pico de 2,29 milhões de pessoas testemunhando a transmissão em sua estreia.

E aqui no Brasil? Não tem fuso horário que atrapalhe os brasileiros. Mesmo com jogos programados para às 7 da manhã, nossa seleção bateu recorde na TV Globo. Na transmissão do primeiro jogo houve um aumento de 100% quando comparado às quatro segundas-feiras anteriores.

“Isso aqui é Elite”. A goleada do primeiro jogo bateu recorde mundial de telespectadores simultâneos no canal do Youtuber Casimiro Miguel, o CazéTV.

Melhorias significativas para a Seleção Brasileira

Créditos: Thais Magalhães/CBF

A CBF garantiu estrutura para as jogadoras brasileiras. Houve jato fretado para a Austrália e as atletas ficaram alocadas em um hotel com tudo o que era necessário para o pré-treino de nossas meninas. Assim foi possível se acostumar com o fuso horário, clima e ambiente do país anfitrião. 

Maior delegação da história! Foram 37 profissionais, sendo 18 mulheres. Atuando nas diversas áreas necessárias para o desafio de acompanhar 23 atletas no maior torneio de futebol feminino. 

Importante lembrar que estrutura não é sinônimo de títulos, como bem apontou a jornalista Fernanda Gentil em sua declaração pós-jogo.

Os nomes das atletas ficaram em evidência e isso resultou em muitos seguidores

Por conta do alto impacto desse torneio na vida de todos, colocando o futebol feminino na evidência que merece, é claro que o show dos jogos teria consequências positivas na vida das jogadoras.

Ary Borges foi o nome do primeiro jogo e pulou de 92 mil seguidores no Instagram para mais de 400 mil. Nossa Rainha Marta também teve um número considerável de novos fãs e as jogadoras da seleção brasileira tiveram, juntas, quase 1 milhão de seguidores novos ao todo no Instagram.

Mas, não é só em época de torneio mundial que essas atletas brilham. Acompanhe-as e entenda os talentos que temos em nossa seleção. Como nossa Rainha bem disse: “continuem apoiando”. E nós iremos, não é?

A Espanha levantou o troféu e saiu muito feliz desse torneio!

Créditos: Divulgação Selección Española Femenina de Fútbol

A Espanha, campeã inédita, conseguiu vencer o maior torneio de futebol feminino do mundo e se consagra com uma campanha de apenas 1 jogo perdido, na fase de grupos para o Japão. Alexia Putellas, atualmente a melhor jogadora do mundo, junto de todo o time, teve a oportunidade de levar para casa a taça deste mundial.

Em 2022 houve protestos envolvendo o técnico, a federação e as atletas. Mesmo assim, a seleção não se abalou e levou o título.

A Espanha está tendo a tática de olhar para os times de base de sua Seleção: três grandes atletas passaram há pouco por esses times, o que prova ser um movimento eficaz. Salma Parulluelo, de apenas 19 anos, foi eleita a melhor jogadora jovem da competição.

Se prepare! 2024 também é ano de vestir a amarelinha para vibrar pelo nosso futebol

Em 2024 já temos compromisso marcado com nossa seleção, afinal, elas vão buscar o ouro em Paris. Se quiser ficar de olho em todos os jogos que o Brasil estará, é só acompanhar o Instagram da Seleção (@selecaofemininadefutebol) e também do Centauro Futebol (@centaurofutebol).


E aí, gostou de saber o quanto houveram impactos positivos para as atletas de futebol em 2023? Nós também!