Vôlei
O vôlei é o segundo esporte mais praticado no Brasil e tem presença garantida nas aulas de educação física das escolas brasileiras.
O vôlei surgiu no final do século XIX nos Estados Unidos, quando William George Morgan, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços de Massachusetts, criou um esporte que não envolvesse contato físico para evitar lesões graves, recorrentes em outras modalidades.
No Brasil, há divergências sobre a chegada do esporte no país. Alguns apontam que o voleibol foi praticado pela primeira vez no Colégio Marista de Pernambuco, em 1915. Outros, que o primeiro jogo ocorreu em 1916, na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo. Independente da origem, o esporte fez sucesso no Brasil e o vôlei brasileiro é referência no mundo.
Para entender a dimensão do voleibol no país, a modalidade tem presença garantida nas aulas de educação física das escolas brasileiras e o vôlei é o segundo esporte mais praticado no Brasil, atrás apenas do futebol.
Além de ser praticado nas quadras, o vôlei também pode ser jogado na areia, conhecido como vôlei de praia. Apesar de várias semelhanças, as duas modalidades possuem diferenças importantes.
A pontuação na quadra vai até 25 pontos e podem ser jogados até cinco sets (ou rodadas), enquanto na praia são 3 sets com 21 pontos cada. Em caso de empate, as duas modalidades vão para a rodada final de até 15 pontos.
Além disso, o vôlei de praia conta com apenas dois jogadores em cada equipe, sem nenhum reserva, enquanto o vôlei de quadra é composto por 12 jogadores em cada time, sendo seis titulares. A diferença neste número afeta diretamente a dinâmica do jogo, já que os jogadores do vôlei de praia precisam exercer todas as funções ao mesmo tempo, enquanto nas quadras há um rodízio entre os companheiros de equipe.
Por fim, o local do jogo também influencia no vestuário do esporte. As regatas e os shorts são suficientes para a prática do vôlei de quadra. Já o vôlei de praia, praticado debaixo do sol e na areia quente, exige peças menores, parecidas com sungas e biquínis.
Um time é composto por levantador, oposto, ponteiros (ou pontas) e central. O líbero, função criada em 1998, utiliza uniforme diferente dos companheiros de equipe e joga exclusivamente na defesa, sem poder atacar, bloquear ou sacar.
Cada posição é responsável por uma função dentro de quadra de vôlei. O levantador arma os ataques, levantando as bolas ao responsável por atacar; o oposto é especialista em marcar pontos; os pontas, além de participarem do ataque, também auxiliam o líbero nos passes da defesa; e os centrais atacam pelo meio-da-rede, bloqueiam e recebem as bolas mais baixas. A organização é fundamental para o sucesso de uma equipe.
Há um rodízio entre os jogadores, ou seja, é preciso dominar todas as habilidades para ser um ótimo jogador. Você pode conferir os principais produtos em nosso site para começar a praticar a modalidade e virar um craque do voleibol.
É claro que a altura é importante: com mais de 2 metros, a rede de vôlei pode ser temida no primeiro momento. Mas lembre-se: o treino é a principal maneira de você se tornar um grande jogador, independente do esporte. Pegue sua bola de vôlei e comece a treinar!
Quer conferir mais sobre outras modalidades?