Com qual perna você costuma subir o primeiro degrau das escadas? Em um salto unilateral, com qual perna você se sente mais confortável para sair do solo?
Geralmente temos uma perna mais forte que a outra, já reparou?
É comum termos mais força no lado não dominante, já que o usamos como apoio e equilíbrio em diversas situações cotidianas e esportivas.
Por esses e outros motivos, podemos ter uma assimetria corporal, que precisa ser entendida e trabalhada. É aí que entra a importância de realizar exercícios unilaterais - para reduzir a diferença de força entre os membros inferiores.
Durante a corrida, aplicamos força no solo de maneira unilateral. A sobrecarga que os dois lados recebem a cada passada é a mesma, mas um dos lados pode estar mais forte e “sofrer” menos. Além disso, no treinamento de força, é muito comum compensarmos, sem perceber, a força aplicada em exercícios bilaterais com o lado mais forte.
Como atenuar esse desequilíbrio?
Os exercícios unilaterais são muito bem-vindos e necessários na hora de planejar o treinamento de força. Com eles, podemos perceber bem a diferença entre os segmentos e treinar para minimizar esse desnível, tornando o nosso corpo mais simétrico no que diz respeito à aplicação de força e volume de massa muscular.
Alguns exemplos destes exercícios são:
Ah! Lembre-se de procurar sempre um profissional qualificado antes de praticar!