
Mulheres na corrida
Em um mundo como o de hoje, fica difícil de imaginar que houve um momento na história em que as mulheres eram impedidas de correr. Pois acredite: aconteceu!
Foram necessárias mobilizações, “invasões” em eventos e muita luta para que o lugar da mulherada nas corridas fosse respeitado e incluído.
Acompanhe a linha do tempo dessa história:
1896
●
Atenas: 1ª edição dos Jogos Olímpicos, mas sem a participação de mulheres
1932
●
Amsterdã: 9ª edição dos Jogos Olímpicos, com categoria feminina nas provas de atletismo (100m, revezamento 4x100m e 800m)
Lina Radke completou a prova de 800m em 2 minutos e 16 segundos, mas o assunto do momento foi a “exaustão” das competidoras
Comitê Olímpico Internacional suspendeu distâncias acima de 200m para mulheres
1960
●
A prova feminina de 800m voltou a fazer parte dos Jogos Olímpicos
1963
●
Califórnia: Lyn Carman e Merry Lepper invadiram o percurso da Maratona do Hemisfério Oeste para participarem da prova
1963
●
Boston: Roberta Gibb Bingay entrou na largada da Maratona de Boston e completou a prova na frente de vários corredores homens
1972
●
Liberada a participação feminina na Maratona de Boston, 75 anos após seu início
1975
●
Liberada a participação feminina na São Silvestre, 50 anos após seu início.
Falando em São Silvestre, precisamos citar uma personalidade que muito fez pela corrida de rua: Eleonora Mendonça, primeira mulher brasileira a correr uma maratona olímpica, em 1984, nos Jogos de Los Angeles.
Quando Eleonora foi a São Paulo para disputar a São Silvestre, percebeu que era a única prova de rua aberta tanto para homens, quanto para mulheres. Foi então que se empenhou e encabeçou, de forma pioneira, a organização de provas de corrida para todos.
De lá para cá, o espaço foi sendo conquistado e cada vez mais respeitado!
Atualmente, o contexto é outro: enquanto em 1986 apenas 20% dos participantes eram mulheres, em 2018 esse número foi para 50,24%, segundo levantamento do State of Running 2019.
A revolução foi tamanha que, hoje, o público feminino conta com provas exclusivas, o suporte e conforto de roupas e tênis específicos para elas, com tecnologias que auxiliam - e muito - na performance.
E aqui na Centauro não é diferente! Então, mulheres, confiram alguns desses produtos: