
Estruturando metas para o segundo semestre
Passou rápido, mas é verdade:
Metade do ano já foi e estamos iniciando a segunda metade. Essa é a hora analisar o que concluiu, o que não rolou e se replanejar.
O que você quer para o próximo semestre?
Independente se você é um corredor iniciante ou experiente, é importante definir objetivos e metas para se manter motivado e continuar evoluindo. Siga algumas dicas para ajudar no planejamento:
1. Relembre seus objetivos e metas do semestre passado:
Analise seu desempenho e os resultados que alcançou. Identifique o que atrapalhou você a não alcançar alguma meta para que você consiga se corrigir. É importante ter claro de onde você partiu, onde você está agora, e onde quer chegar. Conseguiu fazer a prova alvo do jeito que esperava? Se não conseguiu, por que? Tinha um planejamento de treinos? Cumpriu o planejamento? Fez a preparação certa antes da prova? Se não souber a resposta, compartilhe com o seu treinador (se não tiver alguém que lhe oriente, esse já pode ser um dos motivos).
2. Estabeleça objetivos e metas mensuráveis (quantitativas):
Faça isso ao invés de definir uma meta genérica, como "correr mais", ou “correr mais rápido”. Exemplos de metas mensuráveis:
● Bater um RP (Recorde Pessoal) de uma prova do primeiro semestre;
● Correr 30min direto sem caminhar;
● Correr 5km em 25min;
● Correr uma prova de 10km
Seja qual for, é preciso que a meta seja quantitativa para conseguir estabelecer e definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
3. A partir de um objetivo alvo, você consegue definir metas menores:
Por exemplo: caso você seja iniciante e nunca tenha corrido 5km, quando você quer fazer sua prova? Qual o seu objetivo nela? Esses pontos vão te ajudar a criar metas reais e alcançáveis. Você pode começar com provas de distâncias mais curtas, como 3km; definir um tempo para essa prova; depois tentar apenas completar uma prova de 5km, e, por último, se for da sua vontade, definir um tempo ou um pace para concluir sua prova alvo. Ter uma prova como objetivo ajudará a direcionar seus treinos e a manter o foco nos próximos meses.
4. Fazer parte de grupos de corrida ou buscar apoio de pessoas que compartilham o mesmo interesse:
Fazer isso pode ser motivador e te ajudar a seguir treinando. Combinar de treinar com amigos ajuda você a ter isso como compromisso e não falhar ou faltar nos treinos.
5. Busque a orientação de um treinador para um programa de treinamento específico e individualizado para você e seus objetivos:
Isso ajudará a maximizar seu potencial e minimizar o risco de lesões. Além disso, ele pode te ajudar a definir suas metas e, principalmente, um prazo alcançável, estruturando uma planilha de treinamento, a partir da sua rotina, do seu nível de condicionamento e seus objetivos. Além de poder fazer ajustes, no meio do caminho e te motivar.
E aí, as dicas te ajudaram a fazer o planejamento para o seu próximo desafio?
Ótimos treinos!