
Estratégias de Prova - Maratonas Majors
Quem acompanha o mundo da corrida, viu que na última tivemos duas grandes maratonas: Boston e Londres.
Essas provas fazem parte de um conjunto de competições e são 2 das 6 maiores maratonas do mundo, as World Marathon Majors, criadas em 2006. As outras provas são:
- Maratona de Tóquio — disputada em fevereiro
- Maratona de Berlim – disputada em setembro
- Maratona de Chicago – disputada em outubro
- Maratona de Nova York – disputada em novembro
Disputar essas maratonas exige planejamento e preparação, não só nos treinos, mas também para não perder o período de inscrição. Para participar dessas provas os corredores precisam comprovar tempo, participar de sorteios, fazer caridade ou conseguir através de agência de turismo, mas isso ocorre entre milhares de corredores no mundo todo.
Maratona de Boston
A maratona de Boston é uma das mais antigas do mundo e foi criada depois da Maratona Olímpica de Atenas. É a única maratona disputada anualmente desde 1897, resistindo a duas Guerras Mundiais e sendo cancelada apenas na pandemia.
Tradicionalmente, acontece no Patriot 's Day, feriado nos EUA, que acontece na terceira segunda-feira do mês de abril. É a única prova onde o atleta só pode realizar a inscrição comprovando tempo de no máximo 18 meses antes, de acordo com sua faixa etária e gênero. Isso devido a grande procura e ao percurso ser estreito, não sendo possível acomodar todos os interessados.
Porém, durante a maior parte da existência dessa prova, ela era um evento livre, aberto e amador. Desde a sua prova inaugural, em 1897, até 1972, foi sempre uma maratona masculina. A partir de 1960, as mulheres participavam sem fazer inscrição ou com nomes falsos. Hoje, cerca de dez mil delas disputam oficialmente cada edição anual da prova.
A edição de 2023 aconteceu no dia 17 de abril e teve como grande campeão o queniano Evans Chebet. Entre as mulheres, o título ficou com, a também queniana, Hellen Obiri. Confira como ficaram os pódios:
Masculino
1º lugar: Evans Chebet (Quênia) - 2:05:54
2º lugar: Gabriel Geay (Tanzânia) - 2:06:04
3º lugar: Benson Kipruto (Quênia) - 2:06:06
Feminino
1º lugar: Hellen Obiri (Quênia) - 2:21:38
2º lugar: Amane Beriso (Etiópia) - 2:21:50
3º lugar: Lonah Salpeter (Israel) - 2:21:57
Maratona de Londres
A Maratona de Londres existe desde 1981 e acontece também em Abril, no final do mês. Apenas residentes do Reino Unido podem se inscrever comprovando o tempo. Os corredores internacionais podem participar pelo sorteio ou por caridade, sendo essa uma das mais difíceis de ser selecionado.
A prova é considerada uma atração, com transmissão ao vivo. Milhares de espectadores vão para as ruas assistir e torcer pelos corredores. Também tem grande tradição de apoio à caridade no país, já que durante o trajeto muitos corredores amadores carregam canecas para recolher donativos doados pelo público e dedicados à organização da prova.
Uma curiosidade interessante é que os corredores que disputam a Maratona de Londres, também tem o privilégio de participar da única maratona do mundo disputada em dois hemisférios, ocidental e oriental, pois a cidade é cortada pelo Meridiano de Greenwich, cruzado diversas vezes durante o percurso.
Estratégias de prova
Correr nesse tipo de prova exige muito planejamento e preparação. Falando em Maratona, principalmente essas tão concorridas e importantes, é interessante utilizar as “estratégias de prova”, mesmo se seu objetivo seja apenas completar o percurso.
Essas estratégias ajudam a te preparar para uma corrida tão desgastante fisicamente e psicologicamente, e evitam que você faça algo que prejudique seu desempenho ou que venha a te impedir de completar a prova.
Podem ser consideradas estratégias de prova:
1- Treinar no ritmo/pace que deseja fazer durante a corrida;
2- Fazer treinos específicos para cada prova (distância, tipo de percurso, temperatura, entre outras características de cada prova;
3- Treinar com a roupa e o tênis que irá utilizar, para que se sinta confortável;
4- Se hidratar bem pré e durante a corrida;
5- Descansar pré prova;
6- Se alimentar;
7- Ajustar a suplementação pré e durante a corrida;
8- Correr um ritmo mais constante para evitar desgaste físico excessivo no momento errado;
9- Tomar cuidado para não acelerar demais na largada;
10- Acompanhar pessoas que estão com ritmo parecido (chamados de coelho na corrida);
11- Para quem corre com música, escolher uma boa playlist, que não vá tirar seu foco ou alterar seu ritmo, também é importante.
Para as provas de Boston e Londres, por exemplo, grande parte das estratégias podem ser parecidas, com exceção do tipo de treinos para cada percurso, já que Boston tem um nível de subidas e descidas muito altos, muito vento pelas costas e uma maratona de ponto a ponto. Tanto que os recordes conquistados em Boston, não são mais considerados em condições de ter recordes homologados oficialmente, segundo as regras da IAAF e da USÁ T &.
Já o percurso da Maratona de Londres se espalha pela área plana em torno do rio Tâmisa e é considerado um dos mais competitivos e rápidos do mundo. Sendo assim, ajustar as estratégias para cada prova é importante.
Six star medal
Além de toda a magia para a realização dessas provas tão significativas para os corredores, a World Marathon Majors também possui uma medalha comemorativa para quem completar as seis provas - a chamada Six Star Medal. Uma espécie de mandala grande, bonita e com alusão a cada uma das provas: o sonho de vários maratonistas ao redor do mundo!
Se você é um corredor iniciante, ou mesmo que você já seja um corredor, mas ainda não é maratonista e tem vontade de participar de uma dessas 6 maratonas, o primeiro passo é buscar um treinador que irá orientar o tempo certo de preparação e planejar suas sessões de treino para que consiga completar a prova bem.
Depois, treine em todas as condições possíveis para estar preparado para tudo durante a prova, aumente as distâncias progressivamente para condicionar seu corpo e seu psicológico para correr por mais tempo.
Faça muitas provas para pegar experiência e se conhecer bem. Correr é importante, mas o fortalecimento, o descanso, a hidratação e a alimentação são tão importantes quanto.
Por último, busque todas as informações para conseguir fazer a sua inscrição e poder realizar o sonho de correr uma Major.
Ter o equipamento certo, também é mega importante! Se estiver precisando de dar uma renovada nos seus tênis para correr, confira essas opções: