
Corpos magros são sinônimos de saúde?
Os padrões de beleza atuais reforçam a magreza como critério de saúde. Mas a verdade é que não é bem assim! Cada organismo possui particularidades e sofre influência da genética.
Ser magro não significa exatamente ter uma boa saúde, assim como estar “acima do peso” pode não indicar necessariamente problemas com gorduras ruins e mau funcionamento do organismo.
Qual a importância de seguir hábitos saudáveis e de manter o equilíbrio?
A saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é definida por “um estado de completo bemestar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades”. Com isso, podemos perceber o quão complexo é analisar e determinar se alguém está saudável ou não.
Sendo assim, podemos afirmar que “magreza” não pode ser considerada sinônimo de saúde, pois seria uma afirmação muito superficial. Analisar a saúde, ou a falta dela, através de observar um corpo e ver se ele se encaixa nos padrões impostos atualmente, ou por um único indicativo (o número que aparece na balança), é saber que iremos errar mais do que acertar.
Sabemos que a obesidade é uma doença e também considerada um fator de risco para outras doenças como as cardiovasculares, diabetes e câncer. Porém, isso não é uma causa e efeito.
Ou seja, não é possível determinar que uma pessoa “acima do peso” com certeza terá alguma doença, do mesmo jeito que não é possível afirmar que alguém dentro do considerado peso ideal não irá desenvolver nenhuma doença relacionada à obesidade. O excesso de peso, bem como a extrema magreza, aumentam os riscos de doenças, mas, ainda assim, são vários fatores a serem considerados.
Para além de olhar somente o peso ou o formato do corpo, precisamos atrelar hábitos saudáveis à vida saudável. Ou seja, é melhor estimular a prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada, rotina de sono regular, redução de stress e cuidado com a saúde mental do que rotular as pessoas apenas ao olhá-las.
O ideal é entender que esses comportamentos saudáveis trarão inúmeros benefícios para além dos estéticos.
O melhor dia para começar a ter hábitos saudáveis e se exercitar é hoje.
Dê o primeiro passo com aquele “up” nas suas roupas de treino!