Arena Centauro | Portal de conteúdoTroca na loja e no site
logo da centauro

Entre ou cadastre-se

Meus pedidos

Ciclo menstrual

Como o ciclo menstrual interfere na performance esportiva

Quem nunca acordou na TPM e pensou duas vezes antes de ir treinar? Ou venceu aquela cólica chata e toda a falta de energia, foi, mas viu que o treino não rendeu? Pois é, o ciclo menstrual tem grande influência na performance esportiva, e isso tem a ver com as oscilações hormonais. Mas como (quase) tudo na vida tem o lado positivo, há um período do mês em que as mulheres se sentem – e são – super poderosas!

Via de regra, entre o primeiro dia da menstruação até o início da ovulação é o grande momento para treinar. Nesta fase, o hormônio estrogênio domina, possibilitando o aumento de força muscular, resistência e bem-estar. Para um ciclo de 30 dias, por exemplo, o ápice acontece entre o 11º e o 14º dia. Ou seja, agora você está “voando”, com tudo favorecendo a prática esportiva. Treinos mais exigentes e com maior volume podem ser melhor executados nesta época.

Foto: Elas Movem Elas | Avenida Paulista | @pri_fiotti

Porém, existem mulheres que não se sentem tão bem neste período menstrual. As cólicas, inchaços e outros incômodos podem superar os benefícios trazidos pelo aumento do estrogênio. Por este motivo é importante se conhecer bem e fazer acompanhamento com ginecologista para estabelecer a melhor estratégia para você.

Para a maioria das mulheres, o pior momento do mês está ligado ao aumento da progesterona. É nesta etapa que a TPM traz consigo maior irritabilidade, sensibilidade, queda de energia, dor de cabeça, fadiga, etc. Lembre-se que você não precisa parar de treinar, basta adequar as atividades ao momento. Com um planejamento menstrual, pode-se tanto minimizar os desconfortos da TPM, quanto se planejar para ter na planilha treinos mais leves nesta época do mês.

Foto: Elas Movem Elas | Avenida Paulista | @pri_fiotti

É necessário conhecer bem como é o seu ciclo menstrual para conseguir fazer um bom planejamento, pois cada mulher possui suas particularidades em relação ao seu corpo. Há mulheres com ciclos de 30, 28, 24 e até 21 dias e sintomas diferentes ao longo do mês. Uma dica é anotar em algum aplicativo específico todos os sintomas sentidos em cada fase e, com as informações em mãos, traçar estratégias com um(a) ginecologista para manter os treinos produtivos e em dia. Conhecer o seu corpo é autocuidado, vamos colocar isso em prática?