DIA DOS PAIS
O dia dos pais é mais do que apenas uma data tradicional no calendário nacional. É o dia de expressar amor por aquele que, junto com as nossas mães, nos deu a vida, e nos concedeu amor, carinho, proteção, força e coragem para enfrentar os pequenos, médios e grandes desafios que a vida nos impõe. É o dia do herói, do rei, do exemplo e de tantas outras palavras que a sociedade utiliza para definir a importância dessa figura essencial em nossas vidas. É o dia daquele que nos acompanha no ensino infantil, básico, médio e até mesmo nos leva para a faculdade, sempre tentando nos proteger de tudo e de todos durante todas as nossas fases de crescimento. É o dia daquele que aguenta os nossos estresses com os dilemas da vida, que nos aconselha sempre para o melhor caminho e que aceita as nossas decisões, mesmo quando não concorda. Que é paciente, amoroso, um excelente ouvinte e sempre está ali ao nosso lado quando estamos passando por alguma situação triste, cedendo o seu ombro para chorarmos, desabafarmos através das lágrimas. É o dia daquele que faz questão de nos presentear com o melhor nas datas importantes, como em nosso aniversário, e naquelas datas que representam as nossas pequenas e grandes realizações, como conquistar medalhas em torneios competitivos no futebol, futsal, corrida e tantos outros esportes. Em suma, é o dia do nosso pai.
A origem do dia dos pais: conheça as versões mais disseminadas
Como você sabe, o dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto, mas você sabe de onde surgiu a ideia de criar um dia específico para homenagear os nossos pais? Existem algumas versões sobre a origem dessa data e a primeira delas seria de que ela foi criada com fins comerciais. De acordo com uma pesquisa feita pelo MegaCurioso o dia dos pais foi criado por uma associação de comerciantes de roupas masculinas de Nova York visando fazer com que os pais fossem presenteados pela sua família, a partir de produtos das indústrias voltadas para a produção de vestuário, acessórios e equipamentos masculinos. Diz a versão de que tudo isso foi pensado na época da grande depressão econômica, quando os lucros do comércio estavam bem abaixo das expectativas. Mas, calma lá, existe outra linha de pensamento que contesta essa versão, sendo ela a mais aceita. De acordo com o site howstuffworks, o dia dos pais foi inspirado nas ideias de Sonora Louise Smart Dodd, uma jovem americana que prestava serviços religiosos. Sonora, inspirada por um serviço cristão da época que homenageava as mães, queria que os pais também fossem igualmente homenageados. Assim, em 1909, Dodd pediu ao seu ministro e à Associação Ministerial de Spokane para que os pais fossem homenageados em um culto especial da igreja. A verdade é que Dodd queria que o seu pai, William Jackson Smart, fosse homenageado em razão de sua difícil tarefa de criar, sozinho, seis filhos. Isso porque a mãe de Sonora havia morrido durante o parto de seu quinto irmão, deixando William com tal responsabilidade. Maravilhada com a força de seu pai, a jovem começou a admirá-lo. Passou também a fazer campanha para que a data fosse reconhecida. Já outra versão diz que a origem do dia dos pais é mais antiga do que se pode imaginar. De acordo com o site Father’s Day, foram encontradas evidências históricas de que o costume de celebrar o dia dos pais já existe há milhares de anos. Os historiadores fundamentam tais evidências em um cartão de argila, de origem babilônica, que foi encontrado. Nele, havia uma mensagem de um garoto chamado Elmesu que expressava seus sentimentos com relação ao seu pai, desejando longa vida a ele e reconhecendo a sua importância para o seu crescimento.
No Brasil, o dia dos pais é a melhor data para homenagear ainda mais a sua paixão
Pelo que se sabe, a comemoração do dia dos pais em solo brasileiro só passou a fazer parte do calendário nacional a partir de 1953. A data ganhou força e reconhecimento quando passou a ser anunciada nos meios midiáticos. Hoje, se tornou mais do que uma data celebrativa. Tornou-se uma tradição simbólica de troca de afetos, amor, carinho e presentes entre filhos e pais e também entre mães e pai. Afinal, toda mulher sabe que o seu companheiro desempenha um papel muito importante na criação dos filhos e merece, não só por isso, reconhecimento, tal como ela. Por falar no dia dos pais, você já escolheu o presente que vai dar ao seu? Caso ainda não tenha escolhido, nós, da Centauro, selecionamos, logo abaixo, algumas sugestões de presentes que poderão lhe ajudar nessa cuidadosa escolha. Fizemos as sugestões com muito carinho, pois sabemos que o seu pai é especial para você.
O que posso dar ao meu pai?
Na Centauro você encontra de tudo para comemorar o dia dos pais com muita qualidade e afeto. Temos diversas linhas de produtos, como calçados, vestuário, acessórios e equipamentos, que podem ampliar ainda mais as opções de presentes para a sua paixão. Aproveite esse grande momento para fortalecer ainda mais a sua relação com o seu pai e treine junto com ele, unindo-se. Seja a motivação que ele precisa para continuar forte na prática de exercícios físicos. Visite o nosso catálogo de equipamentos fitness e aproveite para comprar algum dos produtos como halteres, barras de ferro, esteira, bicicleta ergométrica, entre outros, para garantir que você e ele fiquem unidos com muita saúde por muito tempo. Crie uma estação de musculação própria para você e para seu pai e dê a ele mais do que apenas bens materiais, dê a ele muita saúde e disposição para viver. Além desses produtos, você também pode comprar uma bicicleta Shimano para ele. Já imaginou toda manhã correr de bike com o seu pai e fazer trilhas em florestas e campos? Praticar exercícios físicos é essencial para garantir uma vida saudável. Garanta ao seu pai vida longa e muita adrenalina. Seu pai é daqueles que gosta de correr pela manhã? Dê a ele um tênis Adidas. Ele gosta de treinar em academia? Não pense duas vezes. Presenteie-o com um tênis Nike e dê o conforto que ele merece. Além desses produtos, também temos luvas para academia e vestuário específico para corrida e caminhada, como camisa térmica, camiseta regata e bermuda Oxer. Produtos perfeitos para quem deseja praticar exercícios físicos com conforto e qualidade. Caso o seu pai goste de esportes radicais, como fazer escaladas, trilhas, entre outras modalidades esportivas, nós temos uma linha específica de calçados de trilha. Visite e escolha aquele calçado que pode surpreender à sua paixão, não apenas pela beleza, mas, sobretudo pelo conforto e segurança. Na Centauro, você pode comprar o presente de seu pai em nossa loja online e retirar na loja física, tudo de forma rápida e simples para que o presente esteja nas mãos dele na hora certa e no momento adequado. Conte com a Centauro para fazer o seu pai ter muita saúde e ser feliz!