Funcional Fitness

Treinamento funcional: essência, benefícios e acessórios.

O treinamento funcional é um método que usa exercícios para melhorar as nossas atividades diárias. Usando práticas que trabalham vários músculos e articulações do nosso corpo ao mesmo tempo, esses exercícios simulam justamente os movimentos presentes em nosso dia a dia.

Os benefícios que envolvem o treinamento funcional vão desde o desenvolvimento de força muscular, até a melhora da capacidade cardiorrespiratória. Claro, isso tudo depende da intensidade, frequência e condicionamento dos praticantes!

Para aproveitar os benefícios, siga sempre a orientação de profissionais.

À medida que você evolui, pode ser natural precisar de alguns acessórios como pesos, cordas e elásticos, para potencializar os efeitos.
Aqui estão alguns exemplos de exercícios que você pode fazer com eles:

Agachamento:

Movimento sempre presente em nosso dia a dia, (sentar e levantar), o agachamento é uma excelente pedida para o treino funcional. Usar pesos em diferentes posições para complementar o estímulo gerado no agachamento é bastante interessante.

Remada:

A remada também é um movimento presente em nossas rotinas, envolvendo o ombro e o cotovelo. Quando utilizamos o elástico para potencializar a carga, temos a chance de desempenhar melhor as atividades diárias.

Pular corda:

A corda pode ser utilizada em diferentes intensidades e durações, assim, nós estimulamos a resistência das nossas pernas, melhoramos a estrutura muscular do nosso tronco e desenvolvemos capacidade cardiovascular. Além disso, pular corda nos remete muito à infância, não é?

É incrível saber que esses acessórios são tão versáteis e podem nos ajudar tanto em diferentes exercícios do nosso treino funcional, né?

Curtiu? Que tal dar uma olhadinha nessa listinha que preparamos para você?