Home

Caminhada – o início de tudo

Ninguém começa a correr sem antes dedicar alguns minutos (ou horas) do seu dia a longas caminhadas. E é justamente esse exercício que os brasileiros consideram ser o seu favorito. Uma pesquisa realizada pela Proteste, entidade de defesa do consumidor, apontou que a caminhada é vista pela maioria dos entrevistados como uma maneira alternativa de se livrar do sedentarismo. Ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos, além de ser a primeira etapa para quem quer ingressar no universo da corrida.

A caminhada garante muitos benefícios para o corpo. Ela estimula a circulação sanguínea, melhora a postura, combate o colesterol ruim, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea, favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão e é um exercício aeróbio que não demanda gastos nem horário determinado. Atua também no bem-estar psicológico e relaxa, ainda se for praticada em cenários agradáveis, como uma praia ou parque.

Do ponto de vista ortopédico e cardiovascular, a caminhada é um exercício que oferece segurança. “Até com uma passada mais rápida, dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações, em especial nas dos joelhos e tornozelos, é bem menor”, disse à Revista Corpo a Corpo o personal trainer Fábio Bernardo (SP).

O ideal é realizar uma caminhada no mínimo três vezes por semana. Vá de acordo com o seu ritmo, mas tente sempre avançar a cada dia, acelerando o ritmo cardíaco. Conforme for evoluindo, vale experimentar uma inclinação e, futuramente, tentar para uma corrida.

Tênis Puma Cell Vetara Sl 468230

 

Tênis Adidas Sumbrah


Tênis Nike Air Dictate MSL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *