Home

Andar é tão bom quanto correr


Os corredores de plantão já estão cansados de saber dos riscos de lesões, fraturas, dores e inflamações que acompanham cada treino. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que a caminhada pode ser tão eficiente para o corpo quanto uma corrida. Se realizada da maneira correta, a caminhada acelera os batimentos cardíacos e auxilia tanto a perda de gordura quanto o ganho de massa magra. O segredo está na intensidade. Esqueça o passeio contemplativo e aposte em passos largos e ritmo constante para alcançar benefícios reais. O que acha da ideia?

Os efeitos para o corpo são praticamente os mesmos entre a corrida e a caminhada. A diferença mora, literalmente, na rapidez dos resultados. Se o seu corpo pede velocidade, aumente o passo pois a corrida é mais eficaz para quem quer perder peso. Em contrapartida, é mais perigosa também. Para as mulheres, além dos riscos já mencionados, há ainda possibilidade de machucar os seios e há casos de incontinência urinária. O impacto da corrida também pode prejudicar as articulações. Para quem está acima do peso, as chances de lesão no aparelho locomotor são de 80%.

Já o hábito de andar regularmente a seis quilômetros por hora está ligado à melhora na circulação sanguínea e nos níveis de colesterol, à prevenção de doenças cardíacas, diabetes e alergias e até à redução da incidência de alguns tipos de câncer, segundo pesquisas. A caminhada é uma ótima escolha para quem quer sair do sedentarismo sem muitos sacrifícios e aproveitar o percurso. Basta ter cuidado apenas na intensidade do esforço.

É preciso andar rápido se quiser colher benefícios. De acordo com pesquisa feita com caminhantes em três parques de São Paulo pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, a maior parte não empregava a força necessária para usufruir dos efeitos da caminhada. Passos largos e ritmo constante, fica a dica. E para fugir da monotonia, a saída é alternar os dias de caminhadas mais aceleradas e outros com ritmo mais lento, alternando também lugares íngremes e regiões planas. Boa prática a todos!

 

Top Adidas AV Crossover Wom

Top Fitness adidas AV Crossover Wom

Bermuda Nike Colorblock III

Bermuda Nike Colorblock III

Tênis Nike Impax Contain SI

Tênis Nike Impax Contain SI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *