Home

Respire!

Quem nunca teve dúvidas sobre como respirar durante um exercício físico? Inspirar pelo nariz e expirar pela boca é o conselho da maioria, mas nem sempre é uma verdade absoluta. Esse tipo de respiração funciona bem por regular a temperatura e promover a filtração do ar, sendo ideal para as atividades relaxantes. Porém, quando se trata de um exercício agitado, como a corrida, precisamos de mais oxigênio e energia, e você pode sim inspirar pela boca.

Para muitas pessoas, é um desafio controlar a respiração e conseguir ter fôlego até o final da corrida. Ficam preocupadas, pensando se usam o nariz ou a boca e como respirar. Aparece, então, aquela “dorzinha do lado”, que incomoda bastante. Essa dor é o baço reclamando que a respiração está sem ritmo e o diafragma trabalhando intensamente.

O importante é que a respiração seja feita de maneira natural, mantendo sempre uma cadência para que o ar circule pelo corpo e o metabolismo funcione bem. Não existe uma forma correta de respiração, deve-se fazê-la de acordo com a sua necessidade. Procure respirar naturalmente pelo nariz e ir usando a boca quando sentir que falta ar. Dessa forma, você vai se identificando com a sua necessidade e encontrando seu ritmo.

Com treino e um ritmo já definido, a respiração passa a ser algo automático e o atleta tende a se cansar menos. Por isso, vá com calma e naturalidade. Sentiu a dorzinha? Procure encontrar o ritmo perdido, podendo diminuir um pouco a velocidade, mas sem parar bruscamente.

Um comentário para Respire!
  1. kaio cersar fernandes disse:

    este blog é mesmo muito bom ! para pessoas que gotão de praticar exercicios fisicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *