Home

Calor x Exercícios – Cuidados

0119-6
Imagine aquele dia lindo, com sol, céu azul e rua te convidando para sair de casa. Para quem pratica esportes é o cenário perfeito. É o que se espera do Verão. Mas os dias bonitos não estão sozinhos. O calor insuportável vem junto e, com ele, muitos problemas de saúde aparecem. Seja por diversão ou lazer, a atenção deve ser redobrada na hora de praticar esportes.

Seu corpo funciona em 36°C, durante atividades físicas a temperatura sobe para 37,5°C, que é semelhante a um estado febril. Só esse cenário já é responsável pela desidratação do organismo. É por isso que suamos. Quanto mais quente o ambiente, maior será a elevação da temperatura. Só para se ter uma ideia, se o corpo atingir 41°C já existe risco de morte!

Em dias extremamente quentes vale uma regra que é usada pra quem costuma frequentar praias: exercícios só antes das 10h e depois das 17h. Evitar o horário de pico do calor vai ajudar a evitar a perda maior de líquidos.

A segunda dica é quase um senso geral: beba muita água. Sério. Muita! Entre 400 e 600 ml antes das atividades, cerca de 300 ml durante os exercícios e, ao fim, beba o suficiente para matar a sede. Isotônicos também são uma pedida para repor nutrientes. A alimentação também ajuda na hidratação: muitas frutas caem bem (além do sabor delicioso).

Vale maneirar também nas roupas, que devem ser leves.

post

Um comentário para Calor x Exercícios – Cuidados
  1. Eu recomendo muito essa mochila para quem corre longas distancias !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *