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Mitos e Verdades da Musculação

Diversos boatos são gerados sobre a hipertrofia. Vamos conferir alguns e desvendar os mistérios.

mulher

Diversos mitos cercam a musculação. Aqueles que buscam a hipertrofia (crescimento muscular) ouvem inúmeras dicas, recomendações, o que fazer e o que não fazer. No entanto, é preciso ter cuidado com esses conhecimentos genéricos. Alguns deles não possuem fundamentos, então é essencial ter cautela para atingir o objetivo e também para zelar pela sua saúde e bem estar durante os exercícios!

Existem diversas formas de garantir a hipertrofia, além das clássicas séries de 8 repetições de um exercício. O contraponto entre o volume de repetições, carga e tempo de recuperação que irá garantir o crescimento muscular. Também é importante levar em consideração a quantidade de exercícios realizados por certo grupo muscular e o tempo de descanso de outro grupo, tendo cuidado com a sobrecarga.

É importante ir com certa regularidade para a academia, sim. No entanto, se você estiver começando, seu desenvolvimento será pleno com dois ou três dias de treinos. Ir mais do que isso quando você está começando não garante o crescimento muscular e te deixa com menos gás para outras sessões de treino. Para quem treina há mais ou menos seis meses, ir três a cinco vezes por semana garante a evolução. Já quem treina há mais de um ano pode ir de 5 a 7 vezes por semana.

Atividades com a pilates, treino funcional e treinamento suspenso podem gerar crescimento e desenvolvimento muscular, ainda que em menor escala do que em relação à musculação. Levantar peso e fazer exercícios com aparelhos específicos garante melhor mensuração da carga, repetições, séries e tempo de descanso.

Curte musculação? Qual dica você deixa para os apaixonados por fitness? Comente abaixo!

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