Home

Benefícios da academia na adolescência



Adolescência não combina com academia? Não é o que dizem os especialistas. Ao contrário do que muitos pensavam décadas atrás, a malhação pode ser um aliado à saúde dos jovens, desde que praticada com responsabilidade. Além de auxiliar no crescimento dessa turma, a atividade também previne contra diabetes, hipertensão, reduz os níveis de colesterol e combate a obesidade.
Essas doenças estão surgindo cada vez mais cedo na adolescência, devido aos maus hábitos de vida que essa parcela da população partilha. É sedentarismo, alimentação descontrolada e tantos outros fatores, que a moçada precisa se mexer para prevenir danos à saúde.

Um estudo realizado na Espanha, com meninos e meninas entre 12 e 18 anos, relatou que aqueles que praticavam atividades tinham melhores respostas musculares na retirada de insulina da corrente sanguínea. Além disso, os jovens que trabalhavam músculos dos membros superiores também são mais propensos a controlar o próprio apetite, evitando assim o sobrepeso.

E quem acredita que os treinos na academia comprometem o crescimento da meninada, aí vai mais um mito por terra. O que compromete o desenvolvimento ósseo deles não é o exercício, mas os altos níveis de intensidade na prática. Tudo acontece devido a pequenas lesões na região trabalhada, que interfere no desenvolvimento natural do osso.

Por estas e outras razões, é fundamental a presença de um orientador físico, que regule a ginástica dos adolescentes. Não malhar mais que três vezes por semana, aliar a atividade à aeróbica e evitar repetições com muito peso. Além, claro, da avaliação médica antes de iniciar a modalidade.

Agora, se o que o jovem gosta mesmo é de jogar bola, correr ou nadar, por exemplo, vale à pena investir no que dá mais satisfação à molecada. Academia deve ser praticada de forma prazerosa e satisfatória para se alcançar os resultados esperados. Se o adolescente recorre a este espaço por questões estéticas e não leva em consideração a saúde de seu corpo, também é preciso que os pais ou responsáveis conversem sobre o assunto. Estar em forma, sem neuras, é ter mais qualidade de vida em todas as idades.

5 comentários para Benefícios da academia na adolescência
  1. Samara Guedes disse:

    Otimo essa referencia para nos Adolecente

  2. Mila nunes disse:

    Ah, vou começar fazer!!

  3. O blog esta incentivando meus filhos muito bom centauro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *