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Erros comuns na hora de malhar

Você costuma malhar mais de duas horas por dia? Acha que musculação não emagrece? Para desmistificar erros comuns na hora da malhação, o Blog Mulher selecionou dicas fundamentais. Confira!

Fazer mil abdominais por dia não diminui a barriga: o excesso de exercícios localizados para o abdômen não diminui medidas. Os abdominais ajudam a dar mais estabilidade para a coluna. Os contornos da barriga também ficam mais firmes e definidos, mas a queima calórica é muito pequena. Como não é possível perder gordura apenas em um local do corpo, para ter uma barriga de tanquinho é preciso combinar exercícios abdominais, treinamento aeróbio e musculação;

Malhar de manhã, sem comer nada, não queima mais calorias: Muito pelo contrário! Treinar de estômago vazio não é bom, já que o organismo utiliza a massa muscular como fonte de energia, ao invés de queimar gordura. O ideal é tomar um café da manhã leve, cerca de uma hora e meia antes de ir para a academia. Pão integral, queijo branco, e suco de frutas formam uma refeição completa. Pessoas que não tomam café da manhã são quatro vezes mais propensas a desenvolver obesidade do que aquelas fazem a refeição todos os dias;

Fazer, pelo menos, duas horas de atividades por dia na academia: Praticar atividades puxadas por muito tempo pode até engordar. Isto ocorre porque, até completar os 50 minutos de exercícios intensos, o nível de testosterona se mantém elevado, enquanto o hormônio cortisol, responsável pelo estresse, decai. A partir de 50 minutos, a taxa de cortisol aumenta muito. Vale lembrar que níveis elevados de cortisol estimulam o acúmulo de gordura, principalmente na barriga, e a perda de massa muscular;

Treino de musculação queima poucas calorias: Enquanto é praticada, a musculação queima menos calorias do que os exercícios aeróbios. A vantagem da musculação, no entanto, é proporcionar gasto calórico considerável quando a pessoa está em repouso. O treino mais recomendado deve incluir exercícios aeróbios, como caminhada, corrida e spinning, além da musculação;

Dores no corpo por conta dos exercícios: A dor tardia, que não é sentida no momento que o exercício está sendo executado, pode significar um processo inflamatório. O fenômeno chamado de overtraining, em que a pessoa pratica mais exercícios do que a capacidade de recuperação do próprio organismo, pode levar a problemas na coluna, joelhos, tornozelos e outras regiões do corpo;

Aumentar a carga dos aparelhos sem orientação: Levantar mais peso do que está previsto na série personalizada não significa que você esteja superando limites de forma saudável, já que as articulações não estão preparadas para aquela carga. Fazer agachamentos com muito peso, por exemplo, pode lesionar a lombar e os joelhos. Além disso, pode haver sobrecarga em algum músculo da região que esteja mais apto, levando a dores e lesões.

 

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Um comentário para Erros comuns na hora de malhar
  1. Suellen disse:

    gostei das informações.. mas fiquei na duvida agora: se pergar pesos a mais não é uma forma de superação ok, mas e quandoo personal coloca esses pesos pra vc fazer e consequentemente a coluna estrala e vem uma dor infurportavel que até falta de ar é considerado oque? lembrando: pegei apenas 10kg e pensei que iria morrer de tanta dor… e quem deve se responsabilizar por esse erro?

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