Home

Torcidas Mistas nos Clássicos

A torcida mista foi um sucesso no Gre-Nal. Mas você acredita que ela pode ser incorporada em todos os grandes clássicos do futebol?

1200x900_Futebol

O Gre-Nal de ontem, 1 de Março, não foi marcado por um jogo com muitos gols e emoções. A partida válida pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho, inclusive, teve um empate sem gols no Beira-Rio. Mas ela será lembrada para muitos torcedores como o primeiro clássico com a torcida mista, com mil gremistas e mil colorados torcendo lado a lado. E não houve confusão entre os espectadores.

Dentre os principais clássicos do futebol – e isso considerando os jogos no mundo todo –, poucos jogos são realizados com torcidas mistas. Isso, principalmente, pelo fato do time mandante contar com o apoio da torcida para criar um clima favorável na busca da vitória. Mesmo em estádios compartilhados por clubes rivais, a divisão entre os torcedores é comum, e até reforçada por policiais para evitar conflitos e depredações.

No entanto, jogos como o clássico entre Grêmio e Internacional confrontam a lógica da segregação entre torcidas. A exemplo do Maracanã, que recebe confrontos entre Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo com setores mistos que recebem torcedores das equipes rivais, o Beira-Rio teve um clima pacífico e sem problemas com os espectadores. O único problema no Gre-Nal foi a depredação de 47 cadeiras quebradas no setor visitante, sem relação com a torcida mista.

Na última semana, o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, declarou que irá tentar destinar um dos setores do Morumbi para torcida mista no próximo confronto com o Corinthians, pela fase de grupos da Libertadores da América, em 22 de Abril, e que está em contato com o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, para concretizar a ideia.

Você acredita que as torcidas mistas podem ser adotadas nos grandes clássicos do futebol, ou elas ainda são arriscadas para a maioria dos jogos? Deixe seu comentário abaixo!

 

Leia Mais:

Guia dos Estaduais 2015

Guia da Libertadores 2015

 

post

3 comentários para Torcidas Mistas nos Clássicos
  1. Daniel disse:

    Muito legal a idéia! Tomara que dê certo aqui. Esse é o caminho para termos um futebol cada vez mais democrático e pacífico no Brasil!

  2. André disse:

    Aqui no Brasil sempre vai ser um risco. Esse é um tema muito discutido, mas seria muito bom se desse certo.

  3. Brunno disse:

    quem dera que continuasse assim, hoje em dia vão mais para brigar do que torcer de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *