Home

Copa do Nordeste 2015 – Guia da Competição

post_1
Começa nesta terça mais uma edição da Copa do Nordeste, o torneio regional que já faz parte do calendário do futebol brasileiro e mexe com o coração de milhares de torcedores em todo o país.

A 15ª edição está cheia de novidades, pois, pela 1ª vez terá representantes dos 9 Estados da região e, com isso, foi preciso a criação de um novo grupo. Os novatos da competição são os times dos Estados do Maranhão e Piauí.

Os participantes

A garantia da vaga no regional vem a partir da classificação do campeonato Estadual do ano anterior. Sempre os campeões e vice faturam um lugar no regional. No caso de Bahia e Pernambuco existe uma vaga extra para os terceiros colocados.

– Alagoas – Coruripe e CRB;
– Bahia – Bahia, Vitória e Serrano;
– Ceará – Ceará e Fortaleza;
– Maranhão – Sampaio Corrêa e Moto Club;
– Paraíba – Botafogo e Campinense;
– Pernambuco – Náutico, Salgueiro e Sport;
– Piauí – River e Piauí;
– Rio Grande do Norte – América de Natal e Globo;
– Sergipe – Confiança e Socorrense;

A fórmula

Os times são divididos em 5 grupos com 4 times cada, onde se enfrentam em jogos de ida e volta. Os primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final junto com os 3 melhores segundos colocados na pontuação geral.

Novos Estádios

A Copa do Nordeste contará com 4 dos 12 estádios construídos para o mundial de 2014. Na verdade, desde a última edição, três deles já eram usados: Arena Pernambuco, Arena Fonte Nova (BA  e Arena Castelão (CE). Agora a Arena das Dunas (RN) entra no grupo.

Público

Em 2013 e 2014 a competição obteve a melhor média de público entre as competições do 1º semestre, ficando na frente do Paulistão (média de 4460 pagantes em 2014) e do Campeonato Pernambucano (4152 pagantes em 2014), estaduais que mais levam os torcedores para as arquibancadas. O Nordestão levou, em média, 5333 pessoas para cada duelo.

Só nas finais entre Ceará e Sport, mais de 85 mil pessoas foram aos jogos: 25 mil na Ilha do Retiro e 60 mil na Arena Castelão.

Primeira Rodada

Grupo A (jogos na quarta-feira, 04/02)

– Confiança x Vitória;
– Serrano x América de Natal;

Grupo B (jogos na quarta-feira, 04/02)

– Coruripe x Socorrense;
– Sampaio Corrêa x Sport;

Grupo C (jogos na quinta-feira, 05/02)

– Náutico x Salgueiro;
– Piauí x Moto Club;

Grupo D

– Botafogo x River (jogo na terça-feira, 03/02);
– Ceará x Fortaleza (jogo na quarta-feira, 04/02);

Grupo E (jogos na quarta-feira, 04/02)

– Bahia x Campinense;
– Globo FC x CRB;

1200x900

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *