Home

Aqui é Brazuca!

Com cerca de 1 milhão de participantes na votação, o nome da bola da Copa do Mundo da FIFA no Brasil 2014™ foi eleita como Brazuca, contabilizando 77,8% dos votos. Desde a Copa de 1970, sediada em Guadalajara no México, a Adidas é quem desenvolve as bolas das Copas. A primeira bola foi a clássica Telstar. Na última edição da competição, em 2010, a polêmica Jabulani utilizada na África do Sul foi protagonista de muitos gols e reclamações dos goleiros das seleções, a partir do argumento que a bola era muito leve e imprevisível, dificultando a defesa.

Um diferencial da Brazuca são seus 6 painéis. Uma bola de futebol regular como a Telstar possui 32. Na Copa do Mundo de 2006, a +Teamgeist possuía inovadores 14 painéis, e a polêmica Jabulani, 4. Com os seis painéis, que se assemelham ao formato de bumerangues conectados entre si, a Adidas parece estar confiante que acertou no design.

Quanto aos aspectos técnicos: a Brazuca pesa 437 gramas, sendo um pouco mais leve que a Jabulani, e tem 69 cm de circunferência. A bola foi testada tanto por máquinas quanto por pessoas. Um dos testes consistia em chutes constantes por um pé mecânico e depois ser pressionada entre dois braços mecânicos. Ela também foi testada em jogos comuns, analisando como os jogadores respondiam.

A bola foi lançada com presença do holandês Seedorf, do capitão da Seleção de 2002 Cafu e o artilheiro rubro negro Hernane. Para testar a bola antes do chute inicial no jogo de abertura em São Paulo no Itaquerão, entre Brasil e Croácia, a Adidas tomou a decisão de implantar a bola na MLS (Major League Soccer), liga de futebol estadunidense, na temporada de 2014. A marca alemã decidiu alterar as cores festivas da versão brasileira para o vermelho, que representa “o coração do futebol e da MLS”. A bola é a mais testada da história, passando pelos pés de 600 jogadores de 30 equipes de 10 países. Compre a sua no site da Centauro!

Acha que a Brazuca vai causar furor na Copa do Mundo da FIFA no Brasil 2014™, ou a bola mais testada da história das Copas vai ser a mais bem desenvolvida? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags: