Home

Tempestades não podem ser conciliadas com os treinos.

Já falamos sobre a importância de conciliar o calor da estação aos treinos, mas também é importante ressaltar que o Verão é um período de muitas chuvas, com relâmpagos e trovões, colocando em risco a vida de muitas pessoas. Pode parecer exagero, mas não é: o Brasil é um dos países de maior incidência de raios no mundo. De acordo com o portal ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), a cada 50 mortes no mundo por raios, uma acontece no Brasil. No período 2000-2012 foram 1.601 mortes no país, sendo que 45% destas mortes ocorreram durante o Verão.

Caso comece a cair uma forte chuva durante seu treino, não relute: procure algum abrigo, seja um carro com os vidros fechados ou uma casa. A descarga elétrica atinge os pontos mais altos da região, com formato pontiagudo, como um poste ou uma árvore. Caso você esteja treinando em algum lugar aberto, como um campo ou uma praia, você será o ponto mais alto da região, tornando-se o alvo do raio.

Quando uma pessoa é atingida por um raio, ocorre uma parada respiratória e cardíaca. A recomendação mais importante é a de que nunca deve se carregar a vítima; ela deve permanecer num piso firme para receber a massagem cardíaca. A sobrevida da vítima depende de se manter oxigenação cerebral mínima pela compressão do tórax, através da massagem cardíaca vigorosa, até que a pessoa volte a respirar normalmente.

Você pode desejar atingir um ritmo ideal, e para isso compete com o calor para atingir sua meta, mesmo no verão, e a chuva vem como refresco frente as altas temperaturas. No entanto, pela alta incidência de raios no Brasil, é bom manter o bom senso à frente, interromper o treino, e procurar um abrigo. Não vacile!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.