Home

Potencializando os 5K


Assim como é importante reforçar a musculatura para turbinar a corrida e evitar lesões, a variação de treinos também potencializa sua condição física para as provas. As de 5K são corridas que interessam tanto a amadores quanto a experientes; sempre são uma ótima oportunidade de testar um ritmo bem acelerado para os atletas que têm maior histórico de provas e é uma porta de entrada para os aspirantes.

Um treino com variação de velocidade por um período curto de tempo com, por exemplo, acelerações de 1 ou 2 minutos vai dando força para as suas passadas. Mas é importante ter percepção do ritmo para não se desgastar excessivamente e acabar com o treino pelo ritmo tomado durante a variação.

O treino intervalado exige mais atenção e disciplina: começando com um ritmo mais baixo, e desenvolvendo-o gradualmente você obtém resultados expressivos. Deixando as séries mais rápidas para o final, você se adapta para a corrida, que exige o ritmo acelerado nos últimos metros.

Os treinos longos garantem uma resistência e adaptação para as adversidades na prova, como subidas ou um sol escaldante. Com um treino variando entre 1h e 1h30 em um ritmo confortável e, ocasionalmente, experimente um final de treino mais forte, acelerando nos últimos 10 ou 15 minutos.

E, por fim, mas não menos importante quanto o treino dedicado e a disciplina, temos o treino de recuperação. Uma corrida leve, de no máximo uma hora deve ser o suficiente para desestressar sua musculatura. No entanto, se sentir a necessidade de repousar, faça-o. Afinal descansar também é treinar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Tags:

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.