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O limite da dor para os iniciantes

Qual o limite da dor para os corredores? Para quem está começando, é difícil saber.  Por ser uma atividade com grande impacto nas articulações, os desconfortos são comuns no dia seguinte. Após a corrida, os músculos sofrem os chamados “micro-traumas”, lesões pequenas nas áreas mais solicitadas pelo exercício. O organismo responde com a reparação do dano e com a adaptação ao estímulo da atividade.

Logo, o organismo vai se adaptando à prática do exercício específico na medida em que você o pratica regularmente. Os treinos vão ficando mais fáceis – caso você não aumente o ritmo ou a intensidade –, com a melhora gradual do condicionamento. Se você vai adicionando a corrida à sua rotina, os incômodos vão diminuindo.

Também é importante ressaltar que o seu coração e o pulmão se adaptam mais rapidamente a uma nova rotina de exercícios do que a musculatura. Por isso é importante começar com treinos de baixa intensidade para a melhora gradual do condicionamento físico e muscular.

Por isso que é importante o acompanhamento com algum treinador ou alguém especializado durante seu treino: para os iniciantes, a mensuração da dor é realmente difícil. A canelite, por exemplo, é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia ou dos tendões, que pode causar, posteriormente, uma fratura por estresse. Quando o atleta percebe a dor nessa região (ou dores constantes em qualquer região do corpo), é importante diminuir o ritmo do treino para evitar traumas maiores.

Para auxílio na fase de adequação muscular e do condicionamento físico, alguns atletas podem tomar suplementos e vitaminas, mas sempre com acompanhamento de um especialista. Um nutricionista pode balancear suas necessidades e turbinar seu preparo!

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