Home

Mensuração do esforço na corrida

Algo de fundamental importância enquanto praticamos algum exercício é a mensuração do esforço físico realizado na atividade. Para os iniciantes é muito difícil realizar esse balanceamento, pois ainda procuram se adaptar a uma nova rotina, que tende a melhorar seu condicionamento para que, posteriormente, ele possa mensurar de maneira mais efetiva. O planejamento dos treinos, intensidade e intervalos irá se embasar nessa percepção para efetivar e alcançar os objetivos de cada sessão.

Um método conhecido é o do controle de frequência cardíaca, que pode determinar os limites e zona de conforto do atleta, regulando a intensidade do exercício. A frequência cardíaca corresponde ao número de batimentos do coração por minuto, e para que ela seja aliada ao emagrecimento, deve ficar entre 60% – 80% de sua medida máxima.

Existe uma conta que determina sua frequência cardíaca máxima: 220 – IDADE. Por exemplo, se você tem 30 anos, sua frequência cardíaca máxima será de 190, pois 220 – 30 = 190. Isso é importante na medida em que mensura seu esforço a ser realizado durante um exercício, e delimita uma zona de risco para sua saúde.

Na medida em que o atleta vai se acostumando a conversar com seu corpo, com o auxílio de um frequencímetro, supervisão de um técnico e, o mais importante, a regularidade dos exercícios todos os apaixonados por running poderão potencializar seu treinos! Já testou esse método? Deixe um comentário para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.