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Mensuração do esforço na corrida

Algo de fundamental importância enquanto praticamos algum exercício é a mensuração do esforço físico realizado na atividade. Para os iniciantes é muito difícil realizar esse balanceamento, pois ainda procuram se adaptar a uma nova rotina, que tende a melhorar seu condicionamento para que, posteriormente, ele possa mensurar de maneira mais efetiva. O planejamento dos treinos, intensidade e intervalos irá se embasar nessa percepção para efetivar e alcançar os objetivos de cada sessão.

Um método conhecido é o do controle de frequência cardíaca, que pode determinar os limites e zona de conforto do atleta, regulando a intensidade do exercício. A frequência cardíaca corresponde ao número de batimentos do coração por minuto, e para que ela seja aliada ao emagrecimento, deve ficar entre 60% – 80% de sua medida máxima.

Existe uma conta que determina sua frequência cardíaca máxima: 220 – IDADE. Por exemplo, se você tem 30 anos, sua frequência cardíaca máxima será de 190, pois 220 – 30 = 190. Isso é importante na medida em que mensura seu esforço a ser realizado durante um exercício, e delimita uma zona de risco para sua saúde.

Na medida em que o atleta vai se acostumando a conversar com seu corpo, com o auxílio de um frequencímetro, supervisão de um técnico e, o mais importante, a regularidade dos exercícios todos os apaixonados por running poderão potencializar seu treinos! Já testou esse método? Deixe um comentário para nós!

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