Home

Futebol para os #apaixonadosporrunning

Assim como a corrida, o futebol é um exercício aeróbico. Ainda que este seja um esporte coletivo e outro, individual, os dois exercícios (assim como grande parte das atividades físicas) demandam preparo físico e psicológico (como foi abordado ontem no Blog Mulher). No entanto, o futebol possui suas peculiaridades técnicas, como a necessidade de aprimoramentos na explosão muscular, coordenação e agilidade, para responder à dinâmica do jogo.

Ainda pensando nas similaridades entre a corrida e o futebol, temos a Copa do Mundo da FIFA no Brasil 2014 ™ com diversos atletas sendo exigidos até seus limites físicos, principalmente nos jogos que contam com a prorrogação e, em alguns casos, a cobrança de pênaltis. Por isso que o condicionamento físico dos atletas é vital em uma competição com o esquema da Copa – o desgaste após 120 minutos é inevitável, mas o preparo é essencial para que o atleta se sinta confiante para a decisão nos pênaltis.

Até o momento, os jogadores que percorreram maior distância na Copa são os holandeses Wesley Sneijder e Arjen Robben com 69,6 km em 585 minutos jogados e 69,1 km em 600 minutos jogados, respectivamente – afinal, a Holanda participou de jogos intensos na fase de grupos e dois jogos com prorrogação e pênaltis contra a Costa Rica e com a Argentina. Além disso, a velocidade máxima dos atletas também impressiona: 30.2 km/h para o camisa 10 e 31.6 km/h para o camisa 11.

Pensando no posicionamento dos esportistas e no deslocamento necessário para efetivação das estratégias elaboradas pelos técnicos, geralmente os atletas que mais correm são os laterais/alas e os meias, já que cabe a estes a dupla função de apoiar o ataque e compor a linha defensiva. Durante os 90 minutos um jogador corre entre 9 e 11 quilômetros, enquanto o juiz pode chegar a correr até 14 quilômetros, já que ele deve sempre buscar o posicionamento ideal para tomar as decisões corretas no jogo.

Ainda podemos pensar em diversos jogadores que são verdadeiros velocistas: Gareth Bale, Cristiano Ronaldo, Antônio Valencia, Lionel Messi, dentre tantos outros jogadores que, além da capacidade explosiva, são técnicos e garantem a velocidade como diferencial.

O futebol também é esporte para os apaixonados por running, e vice e versa. Lembra de mais algum jogador velocista? Comente e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.