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Faça o Treino Regenerativo!

Dentre diversos treinos e acompanhamentos, acabamos não valorizando o repouso quando estamos focados em uma prova. No entanto, o treinamento regenerativo é tão importante quanto o treino mais intenso. Aliás, praticando exercícios leves por alguns dias que você garante melhora no seu desempenho em corridas e até mesmo para nos treinamentos mais duros.

A atividade a ser praticada varia para cada indivíduo, podendo ser uma corrida leve, caminhada ou qualquer outra atividade de baixa intensidade. A recuperação muscular das fibras e do sistema cardiovascular são os principais benefícios, evitando a possibilidade de se lesionar pelo excesso de treino.

Um erro comum para os maratonistas, por exemplo, é colocar muita distância no treino de recuperação. Mesmo que seu condicionamento permita o esforço, isso pode prejudicar a fase de treinamentos mais intensos antes da prova. Por exemplo, começar o longão cansado por ter corrido alguns quilômetros a mais, quando o ideal seria aliviar a intensidade.

Correr ou caminhar por um período de 20 a 40 minutos em superfícies com menor impacto como grama, terra batida e até na esteira podem acelerar a sua recuperação, se realizados sem muita exigência física ou psicológica. Atividades aquáticas como natação ou hidroginástica também são opções, desde que sempre realizadas em baixa intensidade, entre 30 ou 45 minutos. O ciclismo também é uma opção viável: andar de bike por terrenos planos, entre 40 e 60 minutos, garante a liberação de endorfina sem se desgastar.

Conhecendo e respeitando os limites do seu corpo você garante um melhor desempenho nas provas e evita o risco de lesões! Quais seus treinos regenerativos preferidos? Não deixe de comentar e participar!

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