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Corrida para todos, com cautela.

Praticar algum tipo de exercício físico é a chave de uma vida mais saudável. Os benefícios são inúmeros, e o conhecimento deles é amplo pela maioria das pessoas. A corrida, por exemplo, traz diversos: melhora do condicionamento físico, aumento da longevidade, cuida da saúde do coração, reduzindo o colesterol e controlando a pressão arterial, ajuda a manter o peso, e é uma prática muito popular pela facilidade de sua prática.

No entanto, mesmo dentre tantos benefícios e diante dessa facilidade de entrar no mundo da corrida, é preciso ter atenção durante sua prática. É um exercício de alta intensidade e causa impacto nas pernas, sendo arriscado para sedentários e obesos, por exemplo, praticarem a atividade prontamente. É preciso um período de preparação, para diminuir o risco de lesões e melhorar o desempenho.

Para aqueles que estão acima do peso é recomendado que pratiquem atividades com menos impacto às pernas, como treinos com a bicicleta ou natação de maneira regular para perda de peso, antes de darem seus primeiros trotes. Para os sedentários, a dica é oposta: é recomendável começar com caminhadas, para desenvolvimento de uma musculatura exigida pelo exercício.

Idosos, de maneira geral, estão liberados para praticar a corrida, mesmo com o início tardio. A prática da atividade traz inúmeros benefícios no decorrer do envelhecimento. Com uma adaptação gradual e um treinamento eficaz para evitar lesões, não há o que impeça todos de correrem!

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