Home

Alternância de calçados previne lesões

Alguns corredores já se questionaram até que ponto é definitivamente necessária a utilização de diversos tênis, como alguns o fazem. O que era baseado apenas na experiência e opiniões de alguns atletas foi concretizado por um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports: alternar entre diferentes calçados durante os treinos diminui o risco de lesão.

De acordo com o estudo realizado, atletas que utilizavam no mínimo dois pares diferentes de calçados em relação à marca, modelo ou versão, apresentaram um risco reduzido por até 39% de lesão. O risco de lesão também foi menor para aqueles que praticavam outro tipo de esporte, senão a corrida.

A explicação consiste num simples fator: grande parte das lesões ocorre pela sobrecarga repetitiva do corpo. A alternância dos calçados também fez com que os músculos utilizados fossem alternados – limitando o stress repetitivo realizado sobre o corpo –, comprovado também pela menor incidência de lesões nos atletas que praticavam outros esportes.

Como o corpo tende a se mover de maneira diferente para cada calçado, a força realizada sobre os músculos também são alteradas. Aproveite e confira diversas ofertas para running e training no site da Centauro!

ASICS GEL KINSEI 5

ADIDAS BOOST

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *