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Alimentação para turbinar sua corrida!

 

A adaptação do cardápio com uma nova rotina de exercícios é uma tarefa difícil para muitos corredores que estão começando. Abandono de comidas gordurosas, reeducação alimentar, evitar a ingestão excessiva de doces e alimentos industrializados, dentre tantas outras alterações na rotina alimentar, são parte fundamental no desempenho dos atletas, inclusive no seu bem estar e saúde.

Sabemos que existem alimentos prejudiciais à saúde, que aumentam o colesterol, a pressão e trazem inúmeros outros riscos a quem os consome. Mas também existem alimentos que são catalisadores de processos fisiológicos, turbinando o nosso cérebro e fazendo que possamos correr mais e até melhorar o desempenho nas demandas diárias!

O salmão, por exemplo, é rico em ômega-3, um ácido graxo essencial nas membranas das células cerebrais, e seu consumo otimiza o seu poder de processamento. O ômega-3 também pode atrasar a perda de memória que chega com o envelhecimento. Além do salmão, outros peixes como o atum, bacalhau e cação.

As amêndoas também possuem o ômega-3, e são uma das mais ricas fontes de vitamina E. Ela combate o estresse oxidativo causado por uma dieta rica em carboidratos refinados como o açúcar e gordura. Como a semente combina com iogurtes (também recomendados no cardápio do atleta) e cereais, sua ingestão se torna comum em cafés da manhã, por exemplo, e se adapta facilmente a rotina de um corredor iniciante.

Alimentos mais comuns também são importantes na dieta: couve-flor, por exemplo, é rica em luteína, que protege os neurônios de danos oxidativos causados pela poluição. Até mesmo o ovo, alimento básico, é importante: ele possui colina, que ajuda os neurotransmissores a manterem a sinalização adequada.

Mantendo uma dieta balanceada e ainda se alimentando de comidas que podem turbinar sua rotina de exercícios, em algum tempo você se sentirá preparado até para competir! Conhece algum alimento fora dessa lista que pode ajudar na hora dos exercícios? Não deixe de comentar!

 

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