Home

Por que os afrodescendentes sempre lideram provas de velocidade?


Basta relembrar algumas competições olímpicas de atletismo para perceber que, quase sempre, essas provas têm campeões afrodescendentes, sobretudo corredores jamaicanos. Por qual razão? A História e a genética podem ser úteis para responder a questão: por ser uma das rotas mais perigosas, a Jamaica era o último ponto de parada dos escravos africanos na América. Como apenas os africanos mais fortes conseguiam chegar com vida e 90% da população atual do país é descendente dessa geração, o jamaicano, geneticamente, têm um físico mais resistente.

Especialistas afirmam, porém, que o DNA não é tudo para atingir o lugar mais alto do pódio em uma competição. Treinamento e alimentação balanceada são essenciais para quem quer evoluir como corredor amador. Portanto, por mais que você tenha o dom da velocidade, é preciso também muito suor para atingir os melhores resultados.

Fazendo ainda um comparativo com o determinismo geográfico no campo da psicologia humana do século XIX, em que os teóricos acreditavam que “o meio determina o homem”, pode-se afirmar que no esporte da velocidade, o ambiente também influencia o corredor. Significa dizer que não adianta de nada ter um material genético favorável para a corrida, quando, como contraponto, o ambiente não se mostra amigável. Quer ser um bom corredor? Tenha a genética, o treinamento, a alimentação, a cultura local e o estilo de vida a seu favor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.