Home

Correr em descidas demanda cuidados extras!


Nós, fãs de running, adoraríamos ter superfícies tão planas quanto as pistas de atletismo, certo? Mas a verdade é que correr na rua é desafiador. Terrenos desnivelados, buracos nas calçadas, subidas e descidas são apenas alguns dos obstáculos que encontramos no caminho! E precisamos ter cuidados redobrados principalmente no que se refere às descidas.

Correr em uma descida pode ser muito perigoso. Partes do corpo, como tornozelos, joelhos, tíbios (osso da perna) e o fêmur (osso da coxa) sofrem sobrecarga, pois ao percorrer uma área em declive, a tendência é que a gente projete nosso centro de gravidade para trás, prejudicando músculos e formações ósseas.

A forma de descida depende basicamente do corredor. Atletas profissionais não abrem mão da velocidade, pois treinam frequentemente para isso. Já os amadores tendem a desacelerar, prezando o cuidado com os músculos.

Quer sugestões para esse tipo de percurso? Desça devagar e sem exageros. Tocar os pés no chão, movimentar os braços durante a descida e tentar manter o corpo verticalmente estável são algumas dicas de ouro!

 Tênis Fila Kenya Racer – Feminino

 

Monitor Cardíaco Oregon SE102

Camiseta Nike Miler SS UV – Masculina

Um comentário para Correr em descidas demanda cuidados extras!
  1. Dicas importantes para corredores amadores como eu. Sou corredor de três a quatro dias por semana, mas não sigo uma planilha de treinamento pré-elaborada para minhas atuais condições, não tenho uma programação planejada de acordo com minha idade, hoje 63 anos. Pratico esta atividade durante minha vida desde minha infância. Onde moro, tenho dificuldade de acesso a um profissional competente para desenvolver esta programação. Pratico regularmente, mas sem esta orientação técnica adequada. Faço regularmente chek-up, pelo menos um vez ao ano, mas sei perfeitamente que, com os anos, meu metabolismo orgânico já se modificou consideravelmente e que cuidados precisam ser tomados em relação a diversos aspectos. A atividade física, eu sei muito bem o quanto é importante na qualidade de vida do homem na terceira idade, mas sem esquecer que o propósito e o objetivo, é a qualidade de vida, é vencer os próprios limites sem nenhum dano à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.