Home

Nova tecnologia para as Olimpíadas

Se em 1936, nas Olimpíadas de Berlim, o responsável pela cronometragem tinha que supervisionar 27 cronômetros ao mesmo tempo, hoje este quadro é absolutamente impensável. Nos Jogos de Londres 2012, serão 800 voluntários treinados para ajudar os 450 profissionais responsáveis pela marcação do tempo. E durante as Olimpíadas, será lançada uma ferramenta capaz de detectar o desempenho de cada atleta em um milésimo de segundo.

Em competições olímpicas, o mínimo de tempo pode valer uma medalha – tanto na largada (se o atleta não controlar a ansiedade e começar a prova segundos antes do momento oficial), como na chegada. Neste ano, o disparo será feito de uma pistola eletrônica, integrada à contagem do tempo. Esta tecnologia é capaz de detectar movimentos 40 vezes mais rápidos que um piscar de olhos e pode desclassificar o atleta que queimar a largada.

Além disso, o som do disparo será amplificado por caixas de som colocadas em locais estratégicos e próximos aos corredores. Assim, nenhum deles terá vantagem em relação aos outros na largada. Já na linha de chegada, um laser projetado marcará o tempo de cada atleta em sintonia com uma câmera digital de alta velocidade.

Este sistema ajudará a evitar queimadas de largada ou falso resultado na chegada. Há outros fatores, no entato, que podem influenciar em melhores resultados. Em entrevista para rede BBC, o psicólogo Costas Karageorghis afirmou que a presença de torcedores locais pode aguçar a reação motora dos atletas britânicos. Um estudo da reação dos oponentes também pode antecipar um corredor, segundo Karageorghis.

De qualquer forma, está cada vez mais difícil burlar o sistema de contagem e os atletas continuam correndo contra o tempo. Que venha Londres 2012, com nova tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.