Home

Movimentação dos braços na corrida


Nem só de forças nas pernas vive um bom corredor. A movimentação dos braços é de extrema importância e pode influenciar tanto positiva quanto negativamente no desempenho. Isto porque todos os movimentos devem ocorrer de maneira harmoniosa a fim de evitar bloqueios e frenagens que acarretem perda de energia e de eficiência mecânica.

Para ser eficiente, a corrida conta, primeiramente, com ações motoras cíclicas das pernas em três fases distintas: apoio, impulsão e aérea – esta última é a que diferencia a corrida da caminhada. As três etapas juntas caracterizam uma passada. Esse movimento é coordenado pelos músculos dos membros inferiores, que regulam esta ação para que ela seja circular e não perpendicular.

No caso dos braços, eles devem se posicionar ao longo do corpo, semiflexionados, movimentando-se se forma pendular a partir do eixo da articulação do ombro. O ângulo do cotovelo não dever ser muito curto, nem muito esticado. O ideal é mantê-lo em 90º e as mãos devem ficar sempre descontraídas. Isso garante o equilíbrio e promove a propulsão.

Outra dica é manter o olhar voltado para o horizonte. Para não se desconcentrar no treino, use como referência um fio sustentando o topo da cabeça para cima. Bom treino!

 

Camiseta Regata Adidas Power web

Camiseta Regata Adidas Power web

Calção Nike WVN WB

Calção Nike WVN WB

Tênis Mizuno Creation

Tênis Mizuno Creation

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *