Home

Movimentação dos braços na corrida


Nem só de forças nas pernas vive um bom corredor. A movimentação dos braços é de extrema importância e pode influenciar tanto positiva quanto negativamente no desempenho. Isto porque todos os movimentos devem ocorrer de maneira harmoniosa a fim de evitar bloqueios e frenagens que acarretem perda de energia e de eficiência mecânica.

Para ser eficiente, a corrida conta, primeiramente, com ações motoras cíclicas das pernas em três fases distintas: apoio, impulsão e aérea – esta última é a que diferencia a corrida da caminhada. As três etapas juntas caracterizam uma passada. Esse movimento é coordenado pelos músculos dos membros inferiores, que regulam esta ação para que ela seja circular e não perpendicular.

No caso dos braços, eles devem se posicionar ao longo do corpo, semiflexionados, movimentando-se se forma pendular a partir do eixo da articulação do ombro. O ângulo do cotovelo não dever ser muito curto, nem muito esticado. O ideal é mantê-lo em 90º e as mãos devem ficar sempre descontraídas. Isso garante o equilíbrio e promove a propulsão.

Outra dica é manter o olhar voltado para o horizonte. Para não se desconcentrar no treino, use como referência um fio sustentando o topo da cabeça para cima. Bom treino!

 

Camiseta Regata Adidas Power web

Calção Nike WVN WB

Tênis Mizuno Creation

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.