Home

História do atletismo nas Olimpíadas


Sabia que o atletismo pode ser considerado o esporte que deu origem aos Jogos Olímpicos? Isto porque é praticado através de movimentos naturais do homem como corrida, lançamento e salto.Pode parecer simples, mas essa modalidade requer muita estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta.

O atletismo nasceu na cidade de Olímpia, na Grécia – mais conhecida como o berço das Olimpíadas – e é disputado desde o início do século 19. Na época, foram criados os estádios,que se tornaram palco para o público vivenciar o primeiro registro de uma competição de atletismo, ocorrido em 1896, após a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI).O evento contou com a participação de 285 atletas em nove modalidades esportivas, sendo as provas do atletismo, as que obtiveram maior audiência.

Antigamente, as provas disputadas eram as de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze, e a maratona, uma das mais tradicionais do esporte. Hoje, possui 42 modalidades, sendo 28 olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, pista ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo.

Também há outro ponto interessante: grandes nomes da história olímpica saíram do atletismo! É o caso do norte-americano Jesse Owens, que conquistou quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936. Mais recentemente, quem vem brilhando é o jamaicano UsainBolt, que ganhou três títulos nos Jogos de Pequim, em 2008, e promete repetir a dose agora em Londres – é o atual campeão dos 100m, 200m e revezamento 4x100m, todos com recorde mundial.

Para o Brasil, o atletismo já rendeu 14 medalhas olímpicas – quatro de ouro, três de prata e sete de bronze. Dessa vez, em Londres, a aposta brasileira também é nas provas de salto. Maurren Maggi vai buscar o bicampeonato olímpico no salto em distância. E Fabiana Murer tenta confirmar a boa fase no salto com vara, depois de ter sido campeã mundial no ano passado.E que venham as Olimpíadas 2012! Vai, Brasil!

12 comentários para História do atletismo nas Olimpíadas
  1. Larissa disse:

    Gostei muito destas pesquisas pq são mais resumos do que textos e textos e… hahaha
    Bom… e isso me ajudou a fazer meu cartaz ”Olímpico” kkk tchau =)

  2. gabriel disse:

    esse site é mt bom, me ajudou mt no trabalho de ED. fisica……… mt obrigado….kkkkk

  3. Solange Moraes disse:

    Valeeeuu…..finalmnte consegui fazr meu trabalho d E.Fisika…rsrs

  4. essa pesquisa e otima me ajudou muito obrigadda

  5. lorrane disse:

    adorei a pergunta e resposta

  6. Alana disse:

    Quando o atletismo participou pela primeira vez nas olimpíadas???

  7. larissa disse:

    muito obrigada pelo texto me ajudou a fazer meu trabalho de ED.fisica . agradeço muito nem é tao grande <3 fiz em menos de 1h. kkkkkkkkkkkkkkk gracias beijokasss Priscila costa 😉 <3 kkkkk

  8. Paula disse:

    Adorei este site =) ajudou-me imenso no trabalho de Ed.Física

  9. camilli disse:

    trabalho garantidoooo <3

  10. Ariane Araujo disse:

    Ammeei este site mim ajudou surper beem no trabalho de Ed.Fisica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *