Home

História do atletismo nas Olimpíadas


Sabia que o atletismo pode ser considerado o esporte que deu origem aos Jogos Olímpicos? Isto porque é praticado através de movimentos naturais do homem como corrida, lançamento e salto.Pode parecer simples, mas essa modalidade requer muita estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta.

O atletismo nasceu na cidade de Olímpia, na Grécia – mais conhecida como o berço das Olimpíadas – e é disputado desde o início do século 19. Na época, foram criados os estádios,que se tornaram palco para o público vivenciar o primeiro registro de uma competição de atletismo, ocorrido em 1896, após a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI).O evento contou com a participação de 285 atletas em nove modalidades esportivas, sendo as provas do atletismo, as que obtiveram maior audiência.

Antigamente, as provas disputadas eram as de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze, e a maratona, uma das mais tradicionais do esporte. Hoje, possui 42 modalidades, sendo 28 olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, pista ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo.

Também há outro ponto interessante: grandes nomes da história olímpica saíram do atletismo! É o caso do norte-americano Jesse Owens, que conquistou quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936. Mais recentemente, quem vem brilhando é o jamaicano UsainBolt, que ganhou três títulos nos Jogos de Pequim, em 2008, e promete repetir a dose agora em Londres – é o atual campeão dos 100m, 200m e revezamento 4x100m, todos com recorde mundial.

Para o Brasil, o atletismo já rendeu 14 medalhas olímpicas – quatro de ouro, três de prata e sete de bronze. Dessa vez, em Londres, a aposta brasileira também é nas provas de salto. Maurren Maggi vai buscar o bicampeonato olímpico no salto em distância. E Fabiana Murer tenta confirmar a boa fase no salto com vara, depois de ter sido campeã mundial no ano passado.E que venham as Olimpíadas 2012! Vai, Brasil!

6 comentários para História do atletismo nas Olimpíadas
  1. Larissa disse:

    Gostei muito destas pesquisas pq são mais resumos do que textos e textos e… hahaha
    Bom… e isso me ajudou a fazer meu cartaz ”Olímpico” kkk tchau =)

  2. gabriel disse:

    esse site é mt bom, me ajudou mt no trabalho de ED. fisica……… mt obrigado….kkkkk

  3. Solange Moraes disse:

    Valeeeuu…..finalmnte consegui fazr meu trabalho d E.Fisika…rsrs

  4. essa pesquisa e otima me ajudou muito obrigadda

  5. lorrane disse:

    adorei a pergunta e resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.