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Corrida x Calor

Em dias quentes, muitas vezes, a vontade é de ficar deitado em uma rede. Normal! É natural sentir uma preguiça. Isso acontece porque além de estar mais relaxado para evitar o aumento da temperatura interna, o corpo está mais propenso a alergias, sono irregular e desidratação neste período. Mas não vale usar como desculpa para sabotar a corrida, hein? Ultrapasse esses obstáculos e garanta seu pique!

Para evitar a moleza dos dias quentes, prefira os horários anteriores às 10h e posteriores às 18h. Comece com corridas leves ou caminhadas e vá aumentando aos poucos a intensidade e duração desses treinos.

A hidratação é fundamental! Você pode optar por bebidas isotônicas para repor os líquidos e sais perdidos, além de jogar água na cabeça para refrescar. Mas vá se hidratando com pequenos goles para não atrapalhar seu desempenho.

Para emagrecer, muita gente acha que é necessário suar e vemos, com frequência, pessoas correndo de moletom. Essa ideia é errônea e o valor perdido na balança voltará com a ingestão de líquidos, não fará emagrecer. Segundo um estudo britânico, a perda de 2% de peso corporal por meio do suor e da desidratação pode reduzir o desempenho na corrida em até 20%, e em 60%, se a corrida for praticada em ambientes quentes. Vista roupas leves, que permitam a transpiração para evitar problemas como cãibras, exaustão e hipertermia.

Para garantir uma boa noite de sono, evite ficar agitado até muito tarde. Você pode preferir o período da noite para treinar, mas não estenda muito até próximo à hora de ir para a cama. É importante dar o tempo certo para o seu corpo relaxar.

Não se esqueça de proteger seus olhos e sua pele. Use óculos de sol e cremes de proteção solar fator 30 ou superior, segundo indicam especialistas. Proteja-se, não exagere e bom treino!

Aproveite e leia no Blog Mulher sobre os cuidados com os olhos no verão: http://zi.cx/1hxu

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