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Corrida e caminhada rápida reduzem risco de síndrome metabólica


A ciência já provou que os exercícios físicos ajudam a reduzir riscos de problemas cardíacos e diabetes. Um estudo dinamarquês, no entanto, alerta que a fonte de benefício está na intensidade da atividade, e não no tempo de duração. Segundo a pesquisa, a prática de duas horas semanais de corrida de carga moderada ou caminhada rápida pode chegar a diminuir pela metade o risco de síndrome metabólica.

Isto acontece porque, ao praticar exercícios físicos intensos, o coração bate mais rápido, exercitando o músculo cardíaco. Os pesquisadores da Universidade de Copenhague analisaram durante dez anos a saúde de mais de 10 mil homens e mulheres, com idades entre 21 e 98 anos. Entre eles, um em cada cinco apresentava um conjunto de fatores de risco que dão origem a doenças cardiovasculares (síndrome metabólica).

Para que uma pessoa seja diagnosticada com síndrome metabólica, ela deve se enquadrar em três ou mais das seguintes características: hipertensão, índice de açúcar elevado no sangue, excesso de gordura abdominal, baixo nível de bom colesterol e índices elevados de ácidos graxos. Esses problemas predispõem o paciente a doenças cardiovasculares, ao diabetes e – quando as doenças ocorrem associadamente – à morte prematura.

O grupo de estudo notou que o ato de caminhar numa velocidade mais rápida de duas a quatro vezes por semanas proporcionou maior efeito protetor do que a prática de corrida no mesmo período, reduzindo os fatores de risco entre homens e mulheres para derrames e problemas cardíacos em 50%. Já a corrida apresentou uma redução de 40%.

A mesma redução não foi identificada entre aqueles que caminhavam mais lentamente. Nesse grupo estudado, 15% dos participantes desenvolveram síndrome metabólica. Outro ponto ressaltado no levantamento foi que exercícios mais vigorosos ajudaram mais na perda de peso.

 

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Um comentário para Corrida e caminhada rápida reduzem risco de síndrome metabólica
  1. Caminho, com rapidez moderada, 1,10 hs. 5 vezes por semana. Sinto-me melhor que correndo. São 6 kms./dia, tá bom, não tá? Gostei…………….

    Osymar

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