Home

Canela e pé são as maiores vítimas da corrida


Os joelhos, tão lembrados quando se fala em lesão de atletas, não são as maiores vítimas do impacto da corrida. Mas sim a canela, o calcanhar e a planta do pé, segundo estudo da Universidade Cidade de São Paulo publicado na “Sports Medicine”, da Nova Zelândia, revista que lidera o ranking internacional de publicações sobre ciência do esporte.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram 3.500 corredores e constataram 28 tipos de lesão. As três principais são: síndrome do estresse medial da tíbia (canelite), que é uma inflamação do periósteo, membrana que recobre o osso; tendinopatia do calcâneo, inflamação no tendão de Aquiles que leva a uma lesão degenerativa; e, por fim, a fascite plantar, que se caracteriza pelo processo degenerativo da fáscia plantar, tecido que recobre os ossos, ligamentos, músculos e tendões na região da planta do pé.

Estas lesões, embora não sejam traumáticas, são causadas pelo excesso de treino, com pouco tempo de recuperação dos tecidos – osso, tendão e músculo. Isso porque os movimentos realizados na corrida são pouco amplos e muito repetitivos.

Uma maneira simples e prática de prevenir as lesões e evitar o encurtamento muscular é alongar-se antes e após o treino. Caso isso não seja feito, as fibras seguem comprimidas e a musculatura ficará enfraquecida. Para não correr o risco de forçar a musculatura ainda muito rígida, recomenda-se esperar 15 minutos entre o fim da corrida e o alongamento.

A musculação também ajuda, pois fortalece os músculos e aumenta a quantidade de proteína disponível no corpo. E não esqueça: tênis com sistema de amortecimento eficiente é fator primordial para a corrida!

 

Tênis Nike Shox Turbo

Tênis Reebok Galaxy Full Dmx

Tênis Adidas Kanadia 4 Tr

 

 

Um comentário para Canela e pé são as maiores vítimas da corrida
  1. Julio disse:

    Valeu pelo alerta mas acho q o artigo poderia ser mais completo orientando como
    realizar os alongamentos e se há algum tipo de exercício q poderíamos fazer para prevenir tais lesões.
    Obrigado,
    Julio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.