Home

“Brincar” de correr melhora o rendimento nos treinos


Uma das maneiras mais fáceis de fazer treinos de velocidade é aumentar o ritmo quando você está bem e reduzi-lo quando se cansar. Essa estratégia é chamada de fartlek – termo sueco para “brincar de correr” – e é utilizada tanto por iniciantes como por atletas profissionais. E, dependendo da duração e do nível de esforço, o atleta pode ganhar mais resistência e condicionamento físico em atividades que exigem treino prolongado.

Por alternar corridas fortes e leves, o fartlek é ideal para introduzir trabalhos de velocidade na rotina de quem está começando a correr. Esse tipo de treino permite que o corpo se ajuste gradativamente ao esforço sem que o corredor tenha que se prender a uma distância ou velocidade específica. Assim, é possível realizar um bom treino sem se preocupar muito com o ritmo e ainda obter benefícios psicológicos com isso.

O principal objetivo deve ser simplesmente completar a corrida, afinal, o corredor já terá um recorde pessoal garantido. Correr em velocidades maiores fortalece o sistema cardiovascular, melhora a resistência e ensina o corpo a correr de modo mais eficiente.

Já os atletas experientes podem aproveitar a liberdade dos fartleks para trabalhar velocidade sem a mesma exigência dos treinos de tiro. Também é uma oportunidade para identificar as sensações envolvidas em cada nível de esforço, em vez de ficar só controlando o desempenho pela frequência dos exercícios.

Se a agenda anda mais apertada que o normal ou se o corredor resolveu tirar alguns dias para descansar, os fartleks são a solução perfeita para não ficar totalmente parado. Dá para fazer algumas acelerações em ritmo confortavelmente difícil durante uma corrida de 20 ou 30 minutos. Assim, não para de correr, melhora a resistência, acelera o metabolismo e ainda queima muitas calorias. Experimente!

Camiseta Asics Favorite

Calção Mizuno Gasher

Tênis Nike Impax Atlas 3 SL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2003-2011 - Centauro.com.br. Todos os direitos reservados.